ESTIMATIVA DA QUANTIDADE DE RESÍDUOS (CASCA E POLPA) PRODUZIDOS DURANTE O PROCESSO DE BENEFICIAMENTO DO CAFÉ NO MUNICÍPIO DE VARGINHA – MG/ Estimation of the amount of residues (bark and pulp) produced during the process of coffee processing in the city..
DOI:
https://doi.org/10.21170/geonorte.2017.V.8.N.30.104.117Palavras-chave:
Café, Beneficiamento, Resíduos, Biomassa, Varginha – MG.Resumo
O estudo teve como objetivo levantar informações sobre o cultivo e beneficiamento do café (área colhida e produção média) para estimar a quantidade de resíduos (cascas e poupa) gerados ao longo de sua cadeia produtiva no município de Varginha - Minas Gerais, tendo em vista, que esse material é apontado com uma fonte importante de biomassa e pode ser utilizado como matéria-prima para a geração de energia alternativa, além da nutrição do solo e de animais. Para o desenvolvimento do estudo foram utilizados dados compreendendo o período de produção de 2004 a 2015, onde foi aplicada estatística básica para estimar a quantidade de resíduos produzidos entre esses anos. Os resultados mostraram um aumento significativo de 56,2% na produção de café beneficiado e proporcionalmente de resíduos no período analisado entre os anos de 2004 a 2013 e redução nos anos de 2014 e 2015. Esses resíduos, em grande parte, já vêm sendo aproveitado de forma gradativa como substituto da lenha durante o processo de torrefação do café nas indústrias e como adubo orgânico para as lavouras no município. Entretanto, é importante que estas fontes renováveis de matéria-prima sejam manejadas corretamente, pois, proporciona economia tanto para o produtor rural quanto para a indústria, além de benefícios ambientais para a cidade, contribuindo para o aumento da qualidade de vida, possibilitando um desenvolvimento baseado na sustentabilidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).