ESTIMATIVA DA QUANTIDADE DE RESÍDUOS (CASCA E POLPA) PRODUZIDOS DURANTE O PROCESSO DE BENEFICIAMENTO DO CAFÉ NO MUNICÍPIO DE VARGINHA – MG/ Estimation of the amount of residues (bark and pulp) produced during the process of coffee processing in the city..

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21170/geonorte.2017.V.8.N.30.104.117

Palavras-chave:

Café, Beneficiamento, Resíduos, Biomassa, Varginha – MG.

Resumo

O estudo teve como objetivo levantar informações sobre o cultivo e beneficiamento do café (área colhida e produção média) para estimar a quantidade de resíduos (cascas e poupa) gerados ao longo de sua cadeia produtiva no município de Varginha - Minas Gerais, tendo em vista, que esse material é apontado com uma fonte importante de biomassa e pode ser utilizado como matéria-prima para a geração de energia alternativa, além da nutrição do solo e de animais. Para o desenvolvimento do estudo foram utilizados dados compreendendo o período de produção de 2004 a 2015, onde foi aplicada estatística básica para estimar a quantidade de resíduos produzidos entre esses anos. Os resultados mostraram um aumento significativo de 56,2% na produção de café beneficiado e proporcionalmente de resíduos no período analisado entre os anos de 2004 a 2013 e redução nos anos de 2014 e 2015. Esses resíduos, em grande parte, já vêm sendo aproveitado de forma gradativa como substituto da lenha durante o processo de torrefação do café nas indústrias e como adubo orgânico para as lavouras no município. Entretanto, é importante que estas fontes renováveis de matéria-prima sejam manejadas corretamente, pois, proporciona economia tanto para o produtor rural quanto para a indústria, além de benefícios ambientais para a cidade, contribuindo para o aumento da qualidade de vida, possibilitando um desenvolvimento baseado na sustentabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Henrique da Graça, Universidade Estadual de Maringá

Geógrafo, doutorando em Geografia - Análise Ambiental pela Universidade Estadual de Maringá. Area de atuação geografia fisica -  relaçoes clima-solo, geoprocessamento e análise ambiental.

Rafaela Maria Figueiredo Caldas, Unicesumar

Graduanda em Geografia.

Downloads

Publicado

2017-12-22

Como Citar

da Graça, C. H., & Caldas, R. M. F. (2017). ESTIMATIVA DA QUANTIDADE DE RESÍDUOS (CASCA E POLPA) PRODUZIDOS DURANTE O PROCESSO DE BENEFICIAMENTO DO CAFÉ NO MUNICÍPIO DE VARGINHA – MG/ Estimation of the amount of residues (bark and pulp) produced during the process of coffee processing in the city. REVISTA GEONORTE, 8(30), 104–117. https://doi.org/10.21170/geonorte.2017.V.8.N.30.104.117

Edição

Seção

Artigos