ESTIMATIVA DA QUANTIDADE DE RESÍDUOS (CASCA E POLPA) PRODUZIDOS DURANTE O PROCESSO DE BENEFICIAMENTO DO CAFÉ NO MUNICÍPIO DE VARGINHA – MG/ Estimation of the amount of residues (bark and pulp) produced during the process of coffee processing in the city..

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21170/geonorte.2017.V.8.N.30.104.117

Palavras-chave:

Café, Beneficiamento, Resíduos, Biomassa, Varginha – MG.

Resumo

O estudo teve como objetivo levantar informações sobre o cultivo e beneficiamento do café (área colhida e produção média) para estimar a quantidade de resíduos (cascas e poupa) gerados ao longo de sua cadeia produtiva no município de Varginha - Minas Gerais, tendo em vista, que esse material é apontado com uma fonte importante de biomassa e pode ser utilizado como matéria-prima para a geração de energia alternativa, além da nutrição do solo e de animais. Para o desenvolvimento do estudo foram utilizados dados compreendendo o período de produção de 2004 a 2015, onde foi aplicada estatística básica para estimar a quantidade de resíduos produzidos entre esses anos. Os resultados mostraram um aumento significativo de 56,2% na produção de café beneficiado e proporcionalmente de resíduos no período analisado entre os anos de 2004 a 2013 e redução nos anos de 2014 e 2015. Esses resíduos, em grande parte, já vêm sendo aproveitado de forma gradativa como substituto da lenha durante o processo de torrefação do café nas indústrias e como adubo orgânico para as lavouras no município. Entretanto, é importante que estas fontes renováveis de matéria-prima sejam manejadas corretamente, pois, proporciona economia tanto para o produtor rural quanto para a indústria, além de benefícios ambientais para a cidade, contribuindo para o aumento da qualidade de vida, possibilitando um desenvolvimento baseado na sustentabilidade.

Biografia do Autor

Carlos Henrique da Graça, Universidade Estadual de Maringá

Geógrafo, doutorando em Geografia - Análise Ambiental pela Universidade Estadual de Maringá. Area de atuação geografia fisica -  relaçoes clima-solo, geoprocessamento e análise ambiental.

Rafaela Maria Figueiredo Caldas, Unicesumar

Graduanda em Geografia.

Downloads

Publicado

2017-12-22

Como Citar

da Graça, C. H., & Caldas, R. M. F. (2017). ESTIMATIVA DA QUANTIDADE DE RESÍDUOS (CASCA E POLPA) PRODUZIDOS DURANTE O PROCESSO DE BENEFICIAMENTO DO CAFÉ NO MUNICÍPIO DE VARGINHA – MG/ Estimation of the amount of residues (bark and pulp) produced during the process of coffee processing in the city. REVISTA GEONORTE, 8(30), 104–117. https://doi.org/10.21170/geonorte.2017.V.8.N.30.104.117

Edição

Seção

Artigos