Práticas Umbandistas: revelando as territorialidades dos centros de umbanda na cidade de Dourados-MS
DOI:
https://doi.org/10.21170/geonorte.2017.V.8.N.28.191.208Palavras-chave:
Umbanda, terreiros, territorialidades.Resumo
O presente artigo tem por finalidade analisar o território da Umbanda na cidade de Dourados, compreendendo suas simbologias, rituais, médiuns e frequentadores. Demonstraremos, para isso, o funcionamento dos centros, as territorialidades dos terreiros, as simbologias, a infraestrutura, a localização, as condições sociais dos frequentadores e as contradições sociais na comparação dos centros.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-05-15
Como Citar
Viera Chaves, G. S., & Leandro Mondardo, M. (2017). Práticas Umbandistas: revelando as territorialidades dos centros de umbanda na cidade de Dourados-MS. REVISTA GEONORTE, 8(28), 191–208. https://doi.org/10.21170/geonorte.2017.V.8.N.28.191.208
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).