MAPEAMENTO DAS BARRAGENS QUE SE ROMPERAM NO ANO DE 2011, NO ESTADO DA PARAÍBA, BRASIL.
Palavras-chave:
Desastres, Bacia hidrográfica, Barragens.Resumo
Alta pluviosidade concentrada em determinados locais e períodos de tempo, relevo peculiar e obras de barramento d’água sem manutenção e em desconformidade com aspectos técnicos são fatores decisivos para eventos de desastre na Paraíba, no ano de 2011. Não é de hoje que a Paraíba está inserida no cenário dos desastres naturais, mas do predomínio em eventos de estiagem de chuvas é acrescentado cenário de excesso de água causando enchentes e inundações. Através da quantificação dos dados pluviométricos, geração de gráficos amostrais, e por fim a geração de um mapa com a localização de todas as áreas que ocorreram rompimento de barragens. O que se pode constatar foi que no ano de 2011 foram registrados casos de barragens rompidas, devido a fatores climáticos, geomorfológicos e antrópicos, proporcionando eventos como pontes rompidas, trechos de rodovias estaduais fechadas, alagamentos, deixando populações desabrigadas e cidades isoladas das suas vizinhas. Os municípios mais afetados são situados nas mesorregiões da zona da mata e agreste Paraibano e as principais bacias hidrográficas foram a bacia do rio Mamanguape e a do rio Paraíba. Estudos sobre desastres assim, ainda carecem de pesquisas na região e de mapeamentos, para diminuir a vulnerabilidade envolvida no sistema e reduzir os níveis deocorrências.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).