GEOPROCESSAMENTO APLICADO A ANÁLISE DO USO E OCUPAÇÃO DA TERRA E APPS DE NASCENTES NO RIO INDÁIA GRANDE – CHAPADÃO DO SUL/CASSILÂNDIA/INOCÊNCIA (MS).

Autores

  • Renan de Almeida Silva
  • Eduardo Vinicius Rocha Pires
  • Flavia Joise Izippato
  • Patrícia Helena Mirandola

Resumo

Este trabalho se enquadra dentro do projeto maior que estuda a bacia hidrográfica do Rio Sucuriú,financiado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico). A baciahidrográfica do Rio Indáia Grande localiza-se dentre os município de Chapadão do Sul, Cassilândia eInôcencia - MS, entre coordenadas geográficas 19° 34’ 02’ 12’’ S e 18° 38’49’ 88’’ S e 53° 01’17’60’’ W e 51° 53’ 04’ 47’’ W, abrangendo uma área de aproximadamente 3.977,330 Km2. Os recursoshídricos sofrem pressões cada vez maiores à medida que aumentam as ações antrópica sobre seu leitoe margens. As funções das Áreas de Preservação Permanente (APP), além de impedir a erosão eassoreamento dos rios, também estabelecem condições apropriadas à manutenção do volume de água eo desenvolvimento da biodiversidade. No caso deste projeto, as geotecnologias vêm nos atender cominformações e dados obtidos por meio de sensores orbitais que obtém imagens da superfície terrestre,Sensoriamento Remoto e Sistemas de informação Geográfica. Para a delimitação das APP’s noentorno das nascentes, foram utilizadas como referência o Código Florestal Brasileiro, no artigo 2º daLei nº 4771 de 15 de Setembro de 1965 e especificadas pela Resolução n° 302 do Conselho Nacionaldo Meio Ambiente (CONAMA), na data de 20 de março de 2002. Por fim, foram mapeadas 03nascentes presentes na BHRIG, onde a maioria situa-se em área de pastagem, o que gera preocupaçõesdevido a criações de gados.

Downloads

Publicado

2012-11-12

Como Citar

Almeida Silva, R. de, Rocha Pires, E. V., Joise Izippato, F., & Helena Mirandola, P. (2012). GEOPROCESSAMENTO APLICADO A ANÁLISE DO USO E OCUPAÇÃO DA TERRA E APPS DE NASCENTES NO RIO INDÁIA GRANDE – CHAPADÃO DO SUL/CASSILÂNDIA/INOCÊNCIA (MS). REVISTA GEONORTE, 3(5), 1497 –. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2209