CRIMES DE HOMICÍDIOS NO MUNICÍPIO DE MACEIÓ-AL TRATADOS ATRAVÉS DO GEOPROCESSAMENTO
Palavras-chave:
Criminalidade, Geoprocessamento, Sistema de Informação Geográfica, Maceió-AL.Resumo
Pelas sérias dificuldades na área de segurança pública, o trabalho abordará a violência de um ponto devista geográfico. Como ocorre em várias cidades brasileiras, a cidade de Maceió possui de um lado aextrema valorização do espaço urbano e de outro a exclusão social de camadas da população. Do ladoda exclusão social aparecem os maiores índices de criminalidade, em sua grande maioria oshomicídios estão relacionados com o tráfico de drogas. Segundo os dados da Gerência de Estatística eAnálise Criminal (GEAC) da Polícia Civil de Alagoas os homicídios vêm aumentando de formaexpressiva nos últimos anos, o trabalho tem como objetivo mapear as áreas mais vulneráveis aoacontecimento dos homicídios. Foi necessário a utilização do software de geoprocessamento ArcGis9.3, onde foram criados mapas de homicídios, a partir dos dados da Polícia Civil de Alagoas e doInstituto Médico Legal Estácio de Lima registrados entre os anos de 2008, 2010 e janeiro de 2012.Com esses dados foram criados os mapas de maiores incidências de homicídios classificando osbairros de maiores ocorrências. O uso do Geoprocessamento na criação dos mapas facilitará a ação e omonitoramento da Polícia Civil e Militar nos bairros de Maceió, assim as Geotecnologias podemcontribuir para a diminuição de ocorrências tirando Alagoas do primeiro lugar no ranking em violênciano Brasil.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-11-12
Como Citar
Glycia de Lima Suica, Z. (2012). CRIMES DE HOMICÍDIOS NO MUNICÍPIO DE MACEIÓ-AL TRATADOS ATRAVÉS DO GEOPROCESSAMENTO. REVISTA GEONORTE, 3(5), 1406–1414. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2199
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).