GEOECOLOGIA DA PAISAGEM DO MUNICIPIO DE UBATUBA - SP
Palavras-chave:
Geoecologia, Paisagem, Unidades da Paisagem, Ubatuba.Resumo
No âmbito da Geografia, verifica-se que o estudo da paisagem é de fundamental importância para acompreensão dos fenômenos resultantes da relação entre a dinâmica social e a dinâmica da natureza,permitindo avaliar os resultados da relação entre o tempo/espaço social e o tempo/espaço natural. Estetrabalho de pesquisa tratou da identificação de Unidades de Paisagem no município de Ubatuba (SP),partindo da avaliação da paisagem através do estudo das condicionantes do meio físico e social. Oreferencial teórico baseou-se na abordagem sistêmica, preconizada na Teoria Geral dos Sistemas. Osprocedimentos operacionais e metodológicos desenvolveram-se em etapas, desde a pesquisabibliográfica, trabalho de campo, sistematização de dados, caracterização e mapeamentos. O modo deanálise buscou ser integrador, contendo elementos norteadores, estabelecimento de escalas espaciaisde abordagem, definição e mensuração de áreas denotando formas sustentáveis de utilização, emaspectos históricos, espaciais e ecológicos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-11-16
Como Citar
Cristina de Melo, K. (2012). GEOECOLOGIA DA PAISAGEM DO MUNICIPIO DE UBATUBA - SP. REVISTA GEONORTE, 3(6), 997–1009. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2041
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).