SIMILARIDADE DE VEGETAÇÃO RUDERAL ENTRE REGIÕES DO BRASIL
Palavras-chave:
vegetação, fitogeografia, João Pessoa.Resumo
O estudo sobre a flora ruderal dacidade de João Pessoa (Nordeste do Brasil) apresenta lacunas consideráveis, tendo em vista a acelerada interferência do homem sobre a região. O presente trabalho tem como objetivo, o conhecimento das espécies tipicamente ruderais e as ocorrências das mesmas espécies em outras regiões do Brasil. As coletas foram realizadas em três grandes áreas de João Pessoa, e as identificações foram realizadas no Laboratório de Biologia do Instituto Federal da Paraíba. Comparou-se a vegetação ruderal da área com a de outros estados brasileiros. O levantamento catalogou 52 espécies, sendo predominantes as famílias Asteraceae, Euphorbiaceae e Poaceae. A similaridade entre as regiões apresentada, de forma preliminar, apresentou que a flora ruderal de João Pessoa é mais similar com a vegetação das regiões do sule sudeste, apresentando algumas dissimilaridades com estudo da região do Norte.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-12-05
Como Citar
Santos Sousa, V. dos, Machado Filho, H. de O., & Maria de Andrade, T. (2012). SIMILARIDADE DE VEGETAÇÃO RUDERAL ENTRE REGIÕES DO BRASIL. REVISTA GEONORTE, 3(4), 274–283. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1825
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).