ASPECTOS DA EXTENSÃO E QUALIDADE DE ÁGUAS SUPERFICIAIS E SUBTERRÂNEAS PARA USOS MÚLTIPLOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO GUAJIRU (RN)
DOI:
https://doi.org/10.21170/geonorte.2025.V.16.N.53.199.226Resumo
A água é uma riqueza natural considerada fonte de vida, e seu acesso universal é um direito humano consagrado nas metas globais da agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. A relevância do tema motivou investigar a disponibilidade e a qualidade das águas subterrâneas e superficiais para usos múltiplos na Bacia Hidrográfica do Rio Guajiru (BHRG), mediante levantamento de poços cadastrados nas bases de dados da CPRM, da SEMARH e da Agência Nacional da Águas (ANA) e de amostras de águas coletadas para análises químicas. Com o programa QGIS 3.16.11 foi possível analisar as variáveis situação dos poços, tipologia, natureza, tipo de uso, profundidade, vazão e qualidade e elaborar mapas com informações dos poços, cacimbas, açudes e pontos de coleta de amostras de águas. Os resultados demonstram que o poço PC01 apresenta água imprópria para consumo humano, com valores de pH em desacordo com a legislação vigente. As análises das águas superficiais revelaram que apenas a amostra MB008, coletada na Lagoa de Extremoz, apresenta resultados dentro dos valores de referência estabelecidos pela Resolução CONAMA nº 357, de 17 de março de 2005. O estudo evidencia a urgência do estabelecimento de ações de monitoramento da qualidade das águas e de conscientização da população sobre a preservação dos recursos hídricos e sobre os riscos para a saúde humana de consumir água sem nenhum tipo de tratamento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 REVISTA GEONORTE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).