GEOTECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DE GEOGRAFIA
UMA PROPOSIÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE NOVA PALMA/ RS
DOI:
https://doi.org/10.21170/geonorte.2025.V.16.N.53.171.198Palavras-chave:
Ensino de geografia, Cartografia escolarResumo
Os mapas são importantes para o ensino de Geografia e para a compreensão do espaço. A problemática deste trabalho é como a Cartografia Colaborativa e/ou geotecnologias podem contribuir para o ensino de Geografia, abordando o processo metodológico de construção de um mapa e a possibilidade de compreensão crítica de seu processo representativo. O objetivo do trabalho é investigar as potencialidades das geotecnologias e da Cartografia Colaborativa para o ensino de Geografia, identificando os conhecimentos prévios e propondo oficinas com o uso de ferramentas geotecnológicas aplicadas ao ensino. O trabalho em questão foi na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Cândida Zasso, no município de Nova Palma, no Rio Grande do Sul, com turmas do 6º e 7º ano. Foram planejadas quatro oficinas com diferentes temáticas, ao longo de três dias. Com resultados, temos a discussão acerca da compreensão desses mapas e de como os alunos estão inseridos em tal contexto, refletindo na importância da formação de um cidadão crítico. Logo, acredita-se que essas ferramentas geotecnológicas apresentadas foram de extrema importância para o ensino de Geografia, fazendo com que os alunos compreendessem os elementos do mapa. Ressalta-se, no entanto, que eles não necessariamente atingiram o letramento cartográfico, pois isso demanda um processo ao longo da formação do aluno. Mas, através do uso dessas ferramentas, pode-se ter uma maior interpretação de um mapa e a relevância da criticidade na formação de um cidadão. Além do uso do mapeamento colaborativo como elemento para a descrição de sua visão sobre o meio e de como estão inseridos, estabelecendo a relação sociedade e natureza, fazendo assim os alunos não apenas reprodutores de informações, mas protagonistas de suas histórias no mapa. Portanto, a pesquisa contribuiu para fomentar a alfabetização e o letramento cartográfico, abrindo possibilidades para novos olhares sobre Nova Palma, por parte dos participantes dela.
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