GEOTECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DE GEOGRAFIA

UMA PROPOSIÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE NOVA PALMA/ RS

Autores

  • Jhennifer Tais Vieira Habowski UFSM
  • Natália Lampert Batista

DOI:

https://doi.org/10.21170/geonorte.2025.V.16.N.53.171.198

Palavras-chave:

Ensino de geografia, Cartografia escolar

Resumo

Os mapas são importantes para o ensino de Geografia e para a compreensão do espaço. A problemática deste trabalho é como a Cartografia Colaborativa e/ou geotecnologias podem contribuir para o ensino de Geografia, abordando o processo metodológico de construção de um mapa e a possibilidade de compreensão crítica de seu processo representativo. O objetivo do trabalho é investigar as potencialidades das geotecnologias e da Cartografia Colaborativa para o ensino de Geografia, identificando os conhecimentos prévios e propondo oficinas com o uso de ferramentas geotecnológicas aplicadas ao ensino. O trabalho em questão foi na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Cândida Zasso, no município de Nova Palma, no Rio Grande do Sul, com turmas do 6º e 7º ano. Foram planejadas quatro oficinas com diferentes temáticas, ao longo de três dias. Com resultados, temos a discussão acerca da compreensão desses mapas e de como os alunos estão inseridos em tal contexto, refletindo na importância da formação de um cidadão crítico. Logo, acredita-se que essas ferramentas geotecnológicas apresentadas foram de extrema importância para o ensino de Geografia, fazendo com que os alunos compreendessem os elementos do mapa. Ressalta-se, no entanto, que eles não necessariamente atingiram o letramento cartográfico, pois isso demanda um processo ao longo da formação do aluno. Mas, através do uso dessas ferramentas, pode-se ter uma maior interpretação de um mapa e a relevância da criticidade na formação de um cidadão. Além do uso do mapeamento colaborativo como elemento para a descrição de sua visão sobre o meio e de como estão inseridos, estabelecendo a relação sociedade e natureza, fazendo assim os alunos não apenas reprodutores de informações, mas protagonistas de suas histórias no mapa. Portanto, a pesquisa contribuiu para fomentar a alfabetização e o letramento cartográfico, abrindo possibilidades para novos olhares sobre Nova Palma, por parte dos participantes dela.

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Biografia do Autor

Jhennifer Tais Vieira Habowski, UFSM

Licenciada em geografia , mestra e doutoranda pela Universidade Federal de Santa Maria.

Natália Lampert Batista

Professora Doutora do Departamento de  geociências da Universidade Federal de Santa Maria. 

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Publicado

2025-08-05

Como Citar

Tais Vieira Habowski, J., & Lampert Batista , N. . (2025). GEOTECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSIÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE NOVA PALMA/ RS. REVISTA GEONORTE, 16(53). https://doi.org/10.21170/geonorte.2025.V.16.N.53.171.198

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