O USO DE MULTIPLATAFORMAS DE ANÁLISE GEOESPACIAL COMO ABORDAGEM ALTERNATIVA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM SENSORIAMENTO REMOTO
DOI:
https://doi.org/10.21170/geonorte.2024.V.15.N.49.79.95Resumo
O uso de metodologias de aprendizagem baseadas em Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação passaram a integrar os sistemas de ensino nas últimas duas décadas, demonstrando ser uma ferramenta poderosa no processo de ensino e aprendizagem em diversas áreas do conhecimento, incluindo o ensino do sensoriamento remoto desde o básico à pós-graduação. Nesse sentido, o presente artigo teve como objetivo apresentar a experiência didática desenvolvida no âmbito da disciplina “Interpretação de Imagens Orbitais”, do curso de pós-graduação lato sensu em Geoprocessamento do Instituto Federal de Rondônia. Adotamos uma abordagem de teoria e prática associada à utilização de diferentes tecnologias para análise geoespacial, com ênfase no potencial das linguagens de programação como recurso didático-pedagógico. A disciplina foi planejada a partir da intercalação entre teoria e prática. As atividades práticas aplicadas envolveram a coleta de dados de satélites, entendimento de metadados, transformações multiespectrais, composição de bandas e criação de índices espectrais a partir de 3 abordagens: LandViewer e QGIS (método tradicional); Google Earth Engine (linguagem JavaScript) e Google COLAB (linguagem Python). Ao final, aplicou-se um questionário semiestruturado para avaliar a eficácia do processo de aprendizagem a partir da visão dos discentes. Foi possível perceber que apesar da dificuldade e falta de experiência dos estudantes com linguagens de programação, eles se mostraram entusiasmados em lidar com essas novas ferramentas, podendo ajudar no desenvolvimento de habilidades que hoje são tão desejadas pelo mercado de trabalho.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).