O USO DO GOOGLE EARTH PRO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS ESTRUTURADORES UTILIZADOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

  • Gilsomar Sebastião Batista Instituto Federal de Minas Gerais
  • Joênia da Conceição Instituto Federal de Minas Gerais
  • Jairo Silva Instituto Federal de Minas Gerais
  • Cecília Silva Instituto Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.21170/geonorte.2024.V.15.N.49.96.108

Palavras-chave:

geotecnologias, recursos, conceitos fundamentais, geografia

Resumo

A escola precisa estar atenta ao progresso da tecnologia e usufruir dela como recurso pedagógico para o processo de ensino e aprendizagem, cumprindo o seu papel de instituição de ensino para a atual geração de jovens especialmente conectados a realidades virtuais e aos recursos tecnológicos. A Geografia, assim como as demais ciências, passa por um processo de evolução e incorporação das novas tecnologias às suas práticas de ensino. Nesse sentido, o presente artigo apresenta o Google Earth Pro como ferramenta digital para o estudo dos conceitos estruturadores da análise espacial. O estudo realizou-se nas escolas estaduais Geraldo Bittencourt e Pedro Faria, respectivamente nos municípios mineiros de Conselheiro Lafaiete e Governador Valadares, tendo como objetivo propor práticas de ensino utilizando o Google Earth Pro para, a partir da realidade local, realizar discussões sobre os conceitos norteadores da Geografia. A metodologia baseou-se na utilização de imagens obtidas com Google Earth Pro como ferramenta para discutir os conceitos estruturadores da ciência geográfica. Enfatizou os conceitos de lugar, paisagem, região, território, espaço Geográfico e ações antrópicas como modeladora do espaço geográfico. Primeiramente realizou-se uma aula onde se trabalhou os referidos conceitos. Posteriormente utilizou o Google Earth Pro para que os alunos pudessem através das imagens de satélite identificar na sua região elementos que permitem compreender os conceitos a partir da realidade local. Terminando com a troca de experiências entre as duas escolas envolvidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-03-11

Como Citar

Batista, G. S., da Conceição, J., Silva, J., & Silva, C. (2024). O USO DO GOOGLE EARTH PRO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS ESTRUTURADORES UTILIZADOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA. REVISTA GEONORTE, 15(49). https://doi.org/10.21170/geonorte.2024.V.15.N.49.96.108