O USO DO GOOGLE EARTH PRO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS ESTRUTURADORES UTILIZADOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.21170/geonorte.2024.V.15.N.49.96.108Palavras-chave:
geotecnologias, recursos, conceitos fundamentais, geografiaResumo
A escola precisa estar atenta ao progresso da tecnologia e usufruir dela como recurso pedagógico para o processo de ensino e aprendizagem, cumprindo o seu papel de instituição de ensino para a atual geração de jovens especialmente conectados a realidades virtuais e aos recursos tecnológicos. A Geografia, assim como as demais ciências, passa por um processo de evolução e incorporação das novas tecnologias às suas práticas de ensino. Nesse sentido, o presente artigo apresenta o Google Earth Pro como ferramenta digital para o estudo dos conceitos estruturadores da análise espacial. O estudo realizou-se nas escolas estaduais Geraldo Bittencourt e Pedro Faria, respectivamente nos municípios mineiros de Conselheiro Lafaiete e Governador Valadares, tendo como objetivo propor práticas de ensino utilizando o Google Earth Pro para, a partir da realidade local, realizar discussões sobre os conceitos norteadores da Geografia. A metodologia baseou-se na utilização de imagens obtidas com Google Earth Pro como ferramenta para discutir os conceitos estruturadores da ciência geográfica. Enfatizou os conceitos de lugar, paisagem, região, território, espaço Geográfico e ações antrópicas como modeladora do espaço geográfico. Primeiramente realizou-se uma aula onde se trabalhou os referidos conceitos. Posteriormente utilizou o Google Earth Pro para que os alunos pudessem através das imagens de satélite identificar na sua região elementos que permitem compreender os conceitos a partir da realidade local. Terminando com a troca de experiências entre as duas escolas envolvidas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).