AS ASSIMETRIAS POLÍTICAS NA RELAÇÃO DE ESPAÇO E PODER NOS BAIRROS SÃO CRISTÓVÃO E LIMEIRA EM UNIÃO DA VITÓRIA – PR
Palavras-chave:
geografia política, poder, espaço.Resumo
Este artigo tematiza a geografia política abordando as imbricações entre as relações de poder na organização do espaço geográfico considerando as dimensões política, econômica, social, cultural e histórica da criação e desenvolvimento/estagnação como agentes de produção e transformação de espaços desiguais por meio de decisões de planejamento e organização espacial. Objetiva discutir as assimetrias na formação socioespacial por meio das diferentes dimensões coexistentes nos Bairros Limeira e São Cristóvão no município de União da Vitória/PR. E, como resultado demonstra os processos que levaram/levam ao desenvolvimento desigual dos referidos bairros motivados por investimentos concentrados em áreas que proporcionam maiores lucros e favorecem a ação do agente político (poder) na gestão do espaço.Downloads
Downloads
Publicado
2013-07-10
Como Citar
Kovalczuk, M. S. W. (2013). AS ASSIMETRIAS POLÍTICAS NA RELAÇÃO DE ESPAÇO E PODER NOS BAIRROS SÃO CRISTÓVÃO E LIMEIRA EM UNIÃO DA VITÓRIA – PR. REVISTA GEONORTE, 4(12), 1410–1429. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1243
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).