DELIMITAÇÃO E DIAGNÓSTICO DE SITUAÇÃO DE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE NO SEMIÁRIDO MINEIRO

Autores

  • Rik Ferreira Alves Universidade Estadual de Montes Claros
  • Gustavo Henrique Cepolini Ferreira Universidade Estadual de Montes Claros

DOI:

https://doi.org/10.21170/geonorte.2024.V.15.N.50.222.238

Palavras-chave:

Semiárido, Minas Gerais, Preservação ambiental, Políticas públicas

Resumo

O presente trabalho analisa a definição de Áreas de Preservação Permanente (APP) estabelecida pela legislação vigente e, através da construção de um sistema de informações geográficas, busca identificar as APPs nos municípios do Semiárido Mineiro e diagnosticar a situação de degradação e conservação nestas áreas. Para subsidiar a delimitação das APPs foram usados dados de MDTs e da base hidrográfica da Agência Nacional de Águas, entre outras informações sobre cobertura do solo na região. Quanto ao diagnóstico, lançou-se mão da classificação de uso e cobertura do solo do MapBiomas para a identificação das áreas degradadas dentro das APPs. Os resultados obtidos apontam para um forte potencial de degradação das APPs hídricas pela atividade agropecuária, o que explica a baixa degradação das APPs de relevo. Conclui-se que a construção de um banco de dados geográficos pode auxiliar na análise e tomada de decisão quanto à degradação das áreas de preservação em escala regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Henrique Cepolini Ferreira, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduado em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) pela PUC-Campinas (2007, Bolsa SEE-SP), Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2013, Bolsa CNPq), Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2018, Bolsa CAPES) e Pós-doutor em Geografia pela USP - investigação sobre a Geografia Agrária nos livros didáticos do Ensino Médio. Também cursou as seguintes Especializações: Gestão e Manejo Ambiental em Sistemas Florestais pela Universidade Federal de Lavras (2009) e em Docência no Ensino Superior - Centro Universitário Claretiano (2011). Professor do Departamento de Geociências, do Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGEO e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social - PPGDS na Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), onde coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas Regionais e Agrários (NEPRA-UNIMONTES). Coordenou o Subprojeto de Geografia - Cinema, comunicação e regionalização - no âmbito do PIBID/CAPES (Edital 2018). Atualmente é o Coordenador Institucional do PIBID-CAPES - Unimontes (Editais 2020 e 2022) e Coordenador do PPGEO - Unimontes. Tem experiência na área de Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia Agrária, Regularização Fundiária, Amazônia, Ensino de Geografia, Educação do Campo e Conflitos Socioambientais e Territoriais. Participação como avaliador no Programa Nacional do Livro e do Material Didático - PNLD de Geografia e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (2018, 2019, 2020 e 2021) e Coordenador Adjunto no PNLD de CH - Geografia (anos iniciais) 2022, bem como é avaliador no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), vinculado ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Downloads

Publicado

2024-08-28

Como Citar

Ferreira Alves, R., & Cepolini Ferreira, G. H. (2024). DELIMITAÇÃO E DIAGNÓSTICO DE SITUAÇÃO DE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE NO SEMIÁRIDO MINEIRO. REVISTA GEONORTE, 15(50). https://doi.org/10.21170/geonorte.2024.V.15.N.50.222.238

Edição

Seção

Artigos