DELIMITAÇÃO E DIAGNÓSTICO DE SITUAÇÃO DE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE NO SEMIÁRIDO MINEIRO
DOI:
https://doi.org/10.21170/geonorte.2024.V.15.N.50.222.238Palavras-chave:
Semiárido, Minas Gerais, Preservação ambiental, Políticas públicasResumo
O presente trabalho analisa a definição de Áreas de Preservação Permanente (APP) estabelecida pela legislação vigente e, através da construção de um sistema de informações geográficas, busca identificar as APPs nos municípios do Semiárido Mineiro e diagnosticar a situação de degradação e conservação nestas áreas. Para subsidiar a delimitação das APPs foram usados dados de MDTs e da base hidrográfica da Agência Nacional de Águas, entre outras informações sobre cobertura do solo na região. Quanto ao diagnóstico, lançou-se mão da classificação de uso e cobertura do solo do MapBiomas para a identificação das áreas degradadas dentro das APPs. Os resultados obtidos apontam para um forte potencial de degradação das APPs hídricas pela atividade agropecuária, o que explica a baixa degradação das APPs de relevo. Conclui-se que a construção de um banco de dados geográficos pode auxiliar na análise e tomada de decisão quanto à degradação das áreas de preservação em escala regional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 REVISTA GEONORTE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).