NOVA OLINDA DO NORTE: AVANÇOS E RECUOS DE UMA CIDADE DA AMAZÔNIA
Palavras-chave:
Amazônia. Políticas de integração nacional. Modo de vida urbano.Resumo
Analisa as singularidades da Amazônia priorizando uma abordagem histórica do lugar, proporcionando o reconhecimento do processo de ocupação econômica na região e as transformações na espacialidade onde hoje se encontra o município de Nova Olinda do Norte. Discute a formação espacial das cidades amazônicas oriundas de projetos de integração econômica nacional os quais foram implantados na década de 50 no Brasil, demonstrando como na Amazônia, as distâncias e o isolamento são socialmente produzidos e geram um fator espacial significativo, pois refletem o modo de vida e as condições específicas da cultura e da economia do lugar, identificando as singularidades locais com a finalidade de proporcionar ao leitor uma maior integração com a temática a ser abordada.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-12-01
Como Citar
Jardim, C. M. (2012). NOVA OLINDA DO NORTE: AVANÇOS E RECUOS DE UMA CIDADE DA AMAZÔNIA. REVISTA GEONORTE, 3(10), 101–121. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1132
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).