TENDENCIA DE LA VEGETACIÓN DEGRADADA EN TERRITORIO BRASILEÑO Y SU RELACIÓN CON LA REDUCCIÓN EN LAS LLUVIAS (2000-2021)

Autores

  • Leandro Rodrigo Macedo da Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Humberto Alves Barbosa UFAL
  • Catarina de Oliveira Buriti INSA
  • Franklin Paredes-Trejo Universidad Nacional Experimental de los Llanos Occidentales Ezequiel Zamora

DOI:

https://doi.org/10.21170/geonorte.2023.V.14.N.43.172.198

Resumo

A degradação das terras é considerada um dos mais graves problemas ambientais atualmente. Todavia, no Brasil, o grau de conhecimento do processo e o mapeamento da sua expansão ainda são muito incipientes. O monitoramento da degradação, usando dados de satélites e metodologias padronizadas, é fundamental para contribuir com estratégias de combate à degradação ambiental e adaptação aos eventos climáticos extremos, principalmente secas. O objetivo desta pesquisa é investigar o processo de degradação da cobertura vegetal no território brasileiro e sua relação com a redução das chuvas, a partir de séries temporais de dados de satélites, do período 2000-2021. Foram identificadas as áreas do território brasileiro onde a degradação alterou significativamente a dinâmica da vegetação, a partir do exame de correlações entre a tendência do Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI), índice de queimadas e dinâmica da chuva. Os dados permitiram identificar que 39% da cobertura vegetal do Brasil se tornaram degradadas, no período. Por outro lado, houve um crescimento de 33% de biomassa, geralmente caracterizada por ganho de cobertura vegetal agrícola ou de pastagens. Os dados permitiram identificar que os locais onde houve maior perda da vegetação, por desmatamento e queimadas, foram justamente onde se registrou uma redução histórica nos volumes de precipitação. Os resultados da pesquisa alertam para a alta velocidade da degradação da vegetação no território brasileiro. Como consequência, está a ampliação de processos irreversíveis de deterioração ambiental, a exemplo do risco de savanização da Amazônia e da desertificação no Semiárido brasileiro.

Biografia do Autor

Catarina de Oliveira Buriti, INSA

Pesquisadora, Doutora em Recursos Naturais, Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI), Cofundadora do Instituto Letras Ambientais (https://www.letrasambientais.org.br/).

Franklin Paredes-Trejo, Universidad Nacional Experimental de los Llanos Occidentales Ezequiel Zamora

Engenheiro Agroindustrial. Mestre em Engenharia Ambiental. Doutorado em Engenharia Ambiental. Professor Titular na Universidade Nacional Ezequiel Zamora.

Downloads

Publicado

2023-05-11

Como Citar

Macedo da Silva, L. R., Alves Barbosa, H., de Oliveira Buriti, C., & Paredes-Trejo, F. . (2023). TENDENCIA DE LA VEGETACIÓN DEGRADADA EN TERRITORIO BRASILEÑO Y SU RELACIÓN CON LA REDUCCIÓN EN LAS LLUVIAS (2000-2021). REVISTA GEONORTE, 14(43). https://doi.org/10.21170/geonorte.2023.V.14.N.43.172.198