CARACTERIZAÇÃO DO ABASTECIMENTO DE ÁGUA DOS MUNICÍPIOS DA CALHA DO RIO NEGRO COM BASE EM DADOS PÚBLICOS
DOI:
https://doi.org/10.21170/geonorte.2023.V.14.N.44.170.184Palavras-chave:
Abastecimento Público de água, Indicadores do Sistema de Abastecimento, calha do Rio NegroResumo
No Brasil, os serviços de abastecimento de água para a população têm evoluído, entretanto, ainda apresentam inúmeros problemas e a oferta de água é fundamental para atender demandas de água da população, sendo um dos principais serviços de infraestrutura de um município. No Amazonas, 94,7% da população urbana é atendida pela rede de abastecimento, mas em microescala, essa relação percentual varia. Para análise da situação do serviço de abastecimento existem os indicadores, que atualmente, são aproximadamente, 254, cuja principal função é auxiliar os gestores na tomada de decisões. Dentre eles, podem-se destacar os índices de atendimento a população, consumo per capita e perdas, sendo estes os mais utilizados, devido à sua praticidade para a gestão pública. O presente estudo traz uma avaliação do abastecimento público de água na calha do Rio Negro, que é composta pelos municípios de São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro, Barcelos e Novo Airão, a fim de criar subsídios técnicos para propor melhorias ao sistema. Foram utilizados dados disponibilizados pelo SNIS, IBGE e ANA. Os indicadores selecionados para realização da pesquisa aqui apresentada foram: Atendimento à população, consumo e produção de água per capita, e perdas na distribuição. A média do consumo per capita foi de 172 L/hab.dia para São Gabriel da Cachoeira, 135 L/hab.dia para Santa Isabel do Rio Negro, 126 L/hab.dia para Barcelos e 243 L/hab.dia para Novo Airão, onde a média per capita de Barcelos foi a menor.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).