PERIODIZAÇÃO DO DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA LEGAL: DA METADE DO SÉCULO XX AO COMEÇO DO SÉCULO XXI
DOI:
https://doi.org/10.21170/geonorte.2022.V.13.N.42.112.147Palavras-chave:
Amazônia Legal, Desmatamento, PeriodizaçõesResumo
No presente artigo são analisados o padrão do desmatamento na Amazônia Legal (AML), as relações entre o desmatamento, atividades agropecuárias e a fiscalização ambiental na AML, além de revisar as gestões dos diferentes regimes políticos que governaram o Brasil. O objetivo destas diferentes abordagens é realizar periodizações da evolução do desmatamento na AML. Com base no padrão espacial, agentes e vetores do desmatamento na AML são definidos dois grandes períodos, com divisor temporal nos anos 2000. Por outro lado, considerando os modelos de ocupação e desenvolvimento da Amazônia, associado com a evolução do desmatamento, são definidos 5 períodos, com divisores temporais em meados das décadas de 1960, 1980, 2000 e 2010. Em síntese, verifica-se uma lenta evolução nas políticas de proteção da Amazônia desde o final do século XX, com destaque para a década de 2000, enquanto que no período atual a gestão da AML vive um retrocesso socioambiental.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2022-12-29 (2)
- 2022-12-27 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).