Conscientização e reciclagem do papel na escola estadual Gilberto Mestrinho em prol da preservação do meio ambiente: dados preliminares
Resumo
O papel usado é um material com grande possibilidade de reaproveitamento. Reciclando-o, pode-se diminuir o volume de resíduos ocasionado pelo uso desmedido e ainda poupa árvores, pois a celulose é a matéria-prima para sua fabricação. Para cada tonelada de papel reciclado são poupadas aproximadamente vinte árvores, além do que, pode-se aliar a proteção ao meio ambiente a resultados econômicos, sociais, ecológicos e de economia de recursos naturais através de uma destinação adequada do resíduo. O trabalho teve como objetivo conscientizar e mostrar a importância da reutilização do papel na Escola Estadual Gilberto Mestrinho de Ensino Infanto Juvenil. Parcialmente foram realizadas a aplicação de questionários individuais e palestras para 22 crianças do 2° ano da Escola Estadual Gilberto Mestrinho com faixa etária de 7 a 8 anos. Os questionários aplicados possuíram questões de assuntos gerais sobre reciclagem de papel e meio ambiente e, nas palestras, foram abordados temas sobre a reciclagem do papel e sua importância de reutilização. Das 22 crianças entrevistas, quando indagadas sobre o conceito de desmatamento, 8 crianças afirmaram que o desmatamento é o corte de árvores e 14 afirmaram que não sabiam o que seria desmatamento. Quando questionados sobre a origem do papel, 16 afirmaram que o papel era feito dos troncos das árvores e 6 crianças não souberam responder. Outra pergunta na qual foram submetidos a responder foi se os mesmos saberiam o que seria reciclagem de papel, 9 crianças afirmaram que sim e 13 responderam não. Com os resultados preliminares obtidos, pode-se verificar a importância de promover a educação ambiental através da reciclagem do papel como melhoria do meio ambiente. Apesar da maioria das crianças não terem o conhecimento de outras finalidades para a reciclagem de papel, os mesmos demostraram interesse em mudar seus hábitos de desgaste de papel para preservar o meio ambiente e reutilizar o papel de maneira correta e eficiente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter o manuscrito, os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação do manuscrito revisado, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (Cc-By-Nc-Sa), que permite, sem fins lucrativos, o compartilhamento, adaptações do trabalho, seguindo a mesma política de licenciamento e com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou página pessoal), após seu aceite, antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre - Green Road ).