Conscientização e reciclagem do papel na escola estadual Gilberto Mestrinho em prol da preservação do meio ambiente: dados preliminares

Autores

  • Francirley Moraes Sarmento Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Coari, Coari – AM
  • Gezilda Martins da Silva Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Coari, Coari – AM
  • Maria Cristhiane de Araújo Zurra Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Coari, Coari – AM
  • Romário Moreira Carvalho Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Coari, Coari – AM
  • Talicia Maciel Ribeiro Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Coari, Coari – AM
  • Yasmin Moura dos Santos Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Coari, Coari – AM

Resumo

O papel usado é um material com grande possibilidade de reaproveitamento. Reciclando-o, pode-se diminuir o volume de resíduos ocasionado pelo uso desmedido e ainda poupa árvores, pois a celulose é a matéria-prima para sua fabricação. Para cada tonelada de papel reciclado são poupadas aproximadamente vinte árvores, além do que, pode-se aliar a proteção ao meio ambiente a resultados econômicos, sociais, ecológicos e de economia de recursos naturais através de uma destinação adequada do resíduo. O trabalho teve como objetivo conscientizar e mostrar a importância da reutilização do papel na Escola Estadual Gilberto Mestrinho de Ensino Infanto Juvenil. Parcialmente foram realizadas a aplicação de questionários individuais e palestras para 22 crianças do 2° ano da Escola Estadual Gilberto Mestrinho com faixa etária de 7 a 8 anos. Os questionários aplicados possuíram questões de assuntos gerais sobre reciclagem de papel e meio ambiente e, nas palestras, foram abordados temas sobre a reciclagem do papel e sua importância de reutilização. Das 22 crianças entrevistas, quando indagadas sobre o conceito de desmatamento, 8 crianças afirmaram que o desmatamento é o corte de árvores e 14 afirmaram que não sabiam o que seria desmatamento. Quando questionados sobre a origem do papel, 16 afirmaram que o papel era feito dos troncos das árvores e 6 crianças não souberam responder. Outra pergunta na qual foram submetidos a responder foi se os mesmos saberiam o que seria reciclagem de papel, 9 crianças afirmaram que sim e 13 responderam não. Com os resultados preliminares obtidos, pode-se verificar a importância de promover a educação ambiental através da reciclagem do papel como melhoria do meio ambiente. Apesar da maioria das crianças não terem o conhecimento de outras finalidades para a reciclagem de papel, os mesmos demostraram interesse em mudar seus hábitos de desgaste de papel para preservar o meio ambiente e reutilizar o papel de maneira correta e eficiente.

Downloads

Publicado

2019-06-27

Como Citar

SARMENTO, F. M.; SILVA, G. M. da; ZURRA, M. C. de A.; CARVALHO, R. M.; RIBEIRO, T. M.; SANTOS, Y. M. dos. Conscientização e reciclagem do papel na escola estadual Gilberto Mestrinho em prol da preservação do meio ambiente: dados preliminares. Revista Ensino, Saúde e Biotecnologia da Amazônia, [S. l.], v. 1, n. especial, p. 1, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/5606. Acesso em: 16 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)