Verificação das formas de utilização e qualidade da água na comunidade Jussara – Solimões, município de Coari (AM): dados preliminares
Resumo
A água é um elemento muito importante para os seres vivos, mas muitas comunidades ribeirinhas do Amazonas sofrem diariamente com a falta de saneamento básico e água potável para beber, e isso acaba sendo um risco para a saúde das pessoas que residem nessas áreas. Por isso, este projeto visa verificar as formas de utilização e qualidade da água consumida nas comunidades Jussara – Solimões, localizada no alto Rio Solimões, cerca de 25 km de distância da cidade de Coari. Este projeto contou com aplicação de questionários individuais e palestras educativas para os moradores da comunidade. Das entrevistas realizadas foram obtidos os seguintes índices: 30% utilizam a água do próprio Rio Solimões para consumo, 25% não tratam a água antes do consumo, 90% dos entrevistados não compram água mineral, porém pegam em poços na cidade, 80% não utilizam a mesma água de serviços domésticos para consumo e preparar alimentos, 90% destes entrevistados já apresentaram sintomas de doenças ligadas a falta de tratamento adequado da água consumida em sua saúde por consumo de água imprópria e 100% gostariam de aprender a tratar a água antes de consumir. A partir da pesquisa pôde-se verificar que as condições sociais da comunidade e do meio ambiente na região contribuem para que os moradores da comunidade ribeirinha façam uso de água imprópria para consumo, tendo assim como consequências algumas implicações em sua saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter o manuscrito, os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação do manuscrito revisado, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (Cc-By-Nc-Sa), que permite, sem fins lucrativos, o compartilhamento, adaptações do trabalho, seguindo a mesma política de licenciamento e com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou página pessoal), após seu aceite, antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre - Green Road ).