Educação ambiental relacionada aos impactos ambientais dentro do contexto da educação infantil da escola Thomé de Medeiros Raposo do município de Coari – Amazonas: dados preliminares

Autores

  • Caroline Falcão Rodrigues Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Coari, Coari – AM
  • Erica da Silva Souza Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Coari, Coari – AM
  • Nathalina C. de Sousa Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Coari, Coari – AM
  • Warlesson Parente da Silva Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Coari, Coari – AM
  • Maria Cristhiane de Araújo Zurra Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Coari, Coari – AM

Resumo

Desde os primeiros anos de vida o ser humano aprende hábitos que são repassados pelas pessoas que o cercam diariamente, na Educação Infantil o indivíduo adquire habilidades e hábitos que irá auxilia-lo no futuro para ser um adulto sucedido e, através  da inserção da Educação Ambiental dentro do contexto da Educação Infantil, é possível educar a criança que um dia se tornará uma pessoa madura, porém com novos hábitos e costumes e com consciência de que o meio ambiente precisa ser preservado. Através disso, melhores adultos estarão sendo formados, capazes de transformar e modificar o mundo em que estão inseridos. E, através desse contexto, o objetivo deste trabalho foi conscientizar as crianças de 1º ano da Escola Thomé de Medeiros Raposo em relação aos impactos ambientais ocasionados pelo lixo. De forma parcial, foram realizadas palestras educativas para duas turmas dos 1º anos do turno matutino totalizando 22 alunos participantes da palestra e uma turma do 1º ano do turno vespertino no total de 28 alunos participantes. As palestras abordaram sobre as consequências que o lixo pode ocasionar ao meio ambiente, demostrando para as crianças as atitudes que podem ser tomadas mediante aos problemas causado pelo acúmulo de lixo. Posteriormente foi apresentado amostras de brinquedos pré-confeccionados a partir de materiais recicláveis (lixos) demostrando para as crianças que é possível a reutilização do lixo. Observou-se como resultados preliminares que as crianças no momento das palestras demostraram interesse no assunto abordado havendo uma boa interação das mesmas com os palestrantes. Muitas crianças fizeram perguntas e relataram alguns problemas de acúmulo de lixo observados próximos ao meio em que vivem. Quando apresentados aos brinquedos pré-confeccionados, os alunos demostraram bastante interesse em aprender a confeccioná-los, pois não tinham conhecimento que esses materiais recicláveis poderiam ser transformados em brinquedos. A partir do trabalho parcial desenvolvido, observou-se que as 50 crianças sentiram-se estimuladas para colocar em prática tudo o que aprenderam nas palestras e na demonstração dos brinquedos confeccionados sobre a preservação do meio ambiente através da reutilização dos materiais recicláveis.

Downloads

Publicado

2019-06-27

Como Citar

RODRIGUES, C. F.; SOUZA, E. da S.; SOUSA, N. C. de; SILVA, W. P. da; ZURRA, M. C. de A. Educação ambiental relacionada aos impactos ambientais dentro do contexto da educação infantil da escola Thomé de Medeiros Raposo do município de Coari – Amazonas: dados preliminares. Revista Ensino, Saúde e Biotecnologia da Amazônia, [S. l.], v. 1, n. especial, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/5604. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)