CONFECÇÃO DE EQUIPAMENTOS PARA LABORATÓRIO DE BIOLOGIA E QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO COM MATERIAIS BAIXO CUSTO
Palabras clave:
Ensino de Ciências, Ensino Médio, Laboratório, Materiais de Baixo CustoResumen
Introdução: Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio evidenciam que a capacidade de análise e raciocínio devem ser estimulados nos alunos por meio de associação dos conteúdos teórico com atividades práticas, principalmente em relação a ciências. Porém, grande parte das escolas públicas no Brasil não possuem uma estrutura e materiais adequados para o desenvolvimento dessas atividades. Assim, materiais alternativos de baixo custo surgem como uma opção para que estas aulas experimentais sejam realizadas em laboratórios ou em salas improvisadas. É importante também destacar a motivação e interesse dos alunos, pois esses materiais propiciam uma vivência nova. Objetivo: Este projeto foi desenvolvido na Escola Estadual de tempo integral Prof. Manuel Vicente Ferreira Lima-CETI, com o objetivo de dispor de materiais de baixo custo para uso experimental em aulas de biologia e química, visto a dificuldade de adquirir materiais de laboratório pelas escolas públicas. Metodologia Método: Para a elaboração dos equipamentos foram utilizados materiais recicláveis e alguns materiais de fácil acesso como: bastão de cola quente, panela de alumínio, rejunte de piscina acrílico, modelo anatômico de corpo humano. Para a confecção do microscópio, utilizou-se câmera digital comercial e partes sobressalentes do laboratório de informática e espaço make da escola. Para confecção de um modelo anatômico didático de corpo humano, utilizou-se como base um modelo comercial. Para reproduzir o modelo, utilizou-se bastões de cola quente. A cola foi derretida em uma panela de alumínio, em seguida foi despejada sobre cada parte do modelo separadamente. Depois que cola secou totalmente, a peça a ser copiada foi retirada e o molde obtido foi preenchido com resina epóxi (rejunte de piscina). Aguardou-se a solidificação da resina e retirou-se do molde, obtendo-se peças iguais às originais prontas para serem coloridas pelos alunos e utilizadas em aulas práticas. Resultado: Os alunos participaram da construção de um microscópio óptico funcional com aumento máximo de 800 vezes e um modelo anatômico de um corpo humano, o que permitiu a discussão e aprendizado de conceitos de ciências e biologia. Conclusão: A utilização dos materiais alternativos na confecção de equipamentos de laboratório permite promover aulas de experimentação mesmo quando se tem pouco recurso, o que possibilita aos alunos compreender e associar o conteúdo teórico com a prática, melhorando o processo de ensino-aprendizagem e tornando o aluno agente principal desse processo.
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