Palestra sobre a importância de como aproveitar ao máximo os alimentos para estudantes maiores de 18 anos da Universidade Federal do Amazonas-UFAM/Coari
Resumen
Introdução: O desperdício de alimentos é um conceito de definição imprecisa. De um modo geral, considera-se desperdício um dos tipos de perda que ocorrem na cadeia produtiva dos alimentos, que vai da produção até o consumo, referindo-se especificamente às perdas deliberadas que ocorrem na comida apta para o consumo, seja por descarte ou pela não utilização. (FAO, 2014) Sabe-se que cerca de 10% de tudo que é desperdiçado são folhas, talos e cascas aproveitáveis na alimentação são descartados. O aproveitamento integral dos alimentos deve ser feito por meio de técnicas culinárias adequadas, que certamente podem melhorar o aporte vitamínico e de mineral das refeições. Objetivo: Conscientizar os estudantes sobre a importância do aproveitamento integral dos alimentos. Mostrar a importância das vitaminas e minerais contidos nas cascas dos alimentos. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência. A palestra foi realizada em Fevereiro de 2017 na Universidade Federal do Amazonas. Esta contou com a participação de 10 alunos maiores de 18 anos, onde o tema foi abordado com auxílio de um mural, que teve como finalidade ajudar a melhorar visão de imagens e informações relatadas sobre o tema. No final da apresentação, foi realizada uma dinâmica com o Jogo de Dado, denominada Dinâmica do Desafio, para obtenção de aprendizado dos alunos. Neste Dado, continham perguntas de natureza aberta em relação ao tema. O aluno teria que jogar o Dado para cima e responder a pergunta sorteada contida no Dado. Em seguida foram servidas preparações como do tipo: Suco feito da casca do abacaxi com hortelã, brigadeiro, pão de queijo e bolo feitos da casca da banana, na quais as pessoas presentes puderam ver e degustar as preparações feitas de partes de alimentos que normalmente são descartadas pela a maioria da população. Resultados: Os resultados foram relevantes no que diz respeito ao aprendizado dos alunos sobre o tema. Após a palestra, foi feita a avaliação da aprendizagem em forma de atividades práticas como dinâmicas do Desafio do Dado. Dos 10 participantes 90% responderam corretamente a pergunta sorteada e apenas 10% ficam com dúvidas. Isso implica em um nível de conhecimento relevante sobre o assunto exposto. Os alunos em sua minoria disseram que muitas vezes seus pais e avós faziam isso em casa, aproveitavam as cascas dos alimentos para fazerem outros tipos de preparações. Um dos alimentos mais citados por eles para aproveitamento foi a banana comprida, na qual utilizavam a casca para fazer farofa. Conclusão: Portanto, pode-se concluir que os objetivos lançados aos educandos em relação ao desperdício de sementes, cascas, entrecascas, folhas e talos foram consolidados através de uma forma prática e dinâmica. Os participantes absorveram o que foi repassado, sendo conscientizados que é possível realizar receitas criativas, sustentáveis e acima de tudo nutritivas com o reaproveitamento de partes de alimentos convencionalmente não comestíveis.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter o manuscrito, os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação do manuscrito revisado, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (Cc-By-Nc-Sa), que permite, sem fins lucrativos, o compartilhamento, adaptações do trabalho, seguindo a mesma política de licenciamento e com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou página pessoal), após seu aceite, antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre - Green Road ).