Relato de experiências vivenciadas durante o estágio supervisionado no ensino de química em uma escola de ensino de tempo integral em Coari-AM

Autores

  • Elianai Melo Santos Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Coari, Coari – AM
  • Adailasson Tinoco Cavalcante Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Coari, Coari – AM
  • Kaio Felipe Bezerra Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Coari, Coari – AM
  • Tiago Pereira Costa Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Coari, Coari – AM
  • Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Coari, Coari – AM

Resumo

Esse relato visa contribuir com as experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado de Ensino III do curso de Licenciatura em Ciências Biologia e Química. Considera-se o Estágio Supervisionado de ensino como uma das partes mais relevantes para um acadêmico do curso de Licenciatura, pois se tem a oportunidade de relacionar-se com o mundo escolar, enfrentar os obstáculos e conhecer na prática, tanto as dificuldades, bem como os prazeres da docência. O Estágio Supervisionado de ensino é uma disciplina essencial, pois ela permite ao aluno aliar os conhecimentos teóricos com a prática pedagógica, aproximando-o do seu campo de atuação, além de adquirir experiência e habilidades fundamentais ao futuro professor. Objetivou-se com este trabalho evidenciar a importância do estágio supervisionado de ensino III para o aluno de Licenciatura em Ciências Biologia e Química e de conhecer o perfil das turmas do 1°, 2° e 3° ano do Ensino Médio na disciplina de Química. A Química é uma Ciência de grande importância para a vida, sendo assim, os professores têm o papel de mediador dessa Ciência para os educandos, instigando-os a pensar como cientistas. No curso de Licenciatura, o acadêmico levanta subsídios teórico-metodológicos que sirvam de norte em relação à inserção de si mesmo na área em que atuará como professor cientista.  Espera-se ainda abastar-se de experiência que agreguem ao que foi conhecido na teoria. Sendo assim, estagiar significa complementar para dar início ao processo de ensino aprendizagem que compete ao educador. O estágio supervisionado foi realizado em uma Escola Estadual de tempo integral CETI, Prof. Manoel Vicente Ferreira Lima no Município de Coari, Amazonas, Brasil. Nesse período, foi possível detectar as principais dificuldades encontradas pelos docentes em Química, como a falta de base teórica dos alunos e a dificuldade na disciplina de Química. No entanto, pode-se analisar o quanto uma escola de tempo integral pode beneficiar a aprendizagem dos alunos por meio de atividades complementares e participação dos profissionais envolvidos, como o gestor, a equipe administrativa e os docentes. Por meio da experiência vivenciada no presente estágio, conclui-se que esta é uma etapa singular para a prática docente, pois os estagiários se veem professores e vivenciam o confronto com a realidade e as dificuldades dos alunos e do profissional da educação nos seus vários aclives e que é por meio do estágio que o estagiário começa a formar suas ideias e opiniões sobre a profissão, ou seja, começa a formar sua identidade profissional.

Downloads

Publicado

2019-06-27

Como Citar

SANTOS, E. M.; CAVALCANTE, A. T.; BEZERRA, K. F.; COSTA, T. P.; YAMAGUCHI, K. K. de L. Relato de experiências vivenciadas durante o estágio supervisionado no ensino de química em uma escola de ensino de tempo integral em Coari-AM. Revista Ensino, Saúde e Biotecnologia da Amazônia, [S. l.], v. 1, n. especial, p. 1, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/5627. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5