O que dizem as carandadas: uma análise da construção discursiva dos personagens na música “deusa da colheita”

Autores

  • Anderson Luiz da Silva Farias Universidade Federal do Amazonas

Resumo

Este trabalho tem por objetivo mostrar a pluralidade das vozes no discurso da música “Deusa da Colheita”, carandada apresentada pelo Grêmio Recreativo e Folclórico Cará Branco no VII Festival do Cará que aconteceu no município de Caapiranga entre os dias 5 e 6 de setembro de 2014. Para o procedimento dessa análise, far-se-á uso de conceitos da Análise do Discurso Materialista (AD), bem como de estudos acerca das manifestações culturais em festivais folclóricos no Amazonas. No primeiro momento foi traçado uma descrição sobre o Festival Folclórico do Cará. Em seguida foram apresentadas as teorias e terminologias que nortearão a Análise do Discurso do texto proposto. Por último, demonstra-se a presença das diversas construções dos personagens no interior do discurso da música “Deusa da Colheita”.

Palavras-chave: Construções Discursivas; Análise Materialista do Discurso; Festival Folclórico do Cará.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Luiz da Silva Farias, Universidade Federal do Amazonas

Aluno do curso de Letras – Língua e Literatura Portuguesa da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Downloads

Publicado

2015-09-22

Como Citar

Farias, A. L. da S. (2015). O que dizem as carandadas: uma análise da construção discursiva dos personagens na música “deusa da colheita”. Revista Eletrônica Mutações, 6(11), 096–105. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/994

Edição

Seção

DOSSIÊ ANÁLISE DO DISCURSO