O pensamento social da Amazônia no olhar do intelectual Araújo Lima

Autores

  • Joyce Karoline Pinto Oliveira Pontes Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Aldrin Bentes Pontes Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Resumo

 

Este artigo propõe abordar de maneira descritiva questões relacionadas à vivência e pressupostos teóricos de Araújo Lima, e outros intelectuais que fizeram parte do desenvolvimento da Amazônia, apesar dele ter sido tardio. Na perspectiva de contribuir em questões como o homem em face da história, da natureza, da família e das condições climáticas, é que o artigo se caracteriza sobre as influências teóricas de sua carreira e na sequência, um esboço das implicações metodológicas decorrentes de suas experiências de campo na Amazônia.

Palavras-Chave: Amazônia; Araújo Lima; Pensamento Social da Amazônia.

Biografia do Autor

Joyce Karoline Pinto Oliveira Pontes, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Mestre e Doutoranda em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA) pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Graduada em Comunicação Social - Jornalismo (Uninorte/Laureatte). Pós-Graduação em Informática Aplicada à Educação na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado doAmazonas (UEA/EST). MBA Executivo em Gerenciamento de Projetos (Faculdade Arthur Thomas).Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pelo Centro Universitário do Norte(Uninorte). É pesquisadora do grupo de pesquisa "Centro de Estudos e Pesquisas em Filosofia eCiências Humanas", cuja linha de pesquisa é voltada para Filosofia, Cultura e Ciência na Amazônia.Além do grupo "Educação Física, corpo , relações interculturais e povos da Amazônia", atuando na linha de pesquisa Corporeidade, saúde, gênero e interação social.

Aldrin Bentes Pontes, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Mestrando em Direito Ambiental pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) .Graduado em Direito, pelo Centro Universitário do Norte (Uninorte/Laureatte), especialista em Direito Público (Uninorte/Laureatte). Trabalha no Estado do Amazonas como advogado. Atua nas linhas de pesquisa: Políticas públicas de recursos hídricos e segurança estratégica e Direito Ambiental do Trabalho e Tratamento de Resíduos.

Downloads

Publicado

2015-09-22

Como Citar

Pontes, J. K. P. O., & Pontes, A. B. (2015). O pensamento social da Amazônia no olhar do intelectual Araújo Lima. Revista Eletrônica Mutações, 6(11), 039–047. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/917

Edição

Seção

ARTIGOS/DOSSIÊ