Considerações atinentes da psicomotricidade enquanto instrumentalização no processo de ensino e aprendizagem da Educação Infantil
Resumo
O presente estudo, de natureza bibliográfica, analisa a relevância da psicomotricidade na Educação de cunho infantil. Objetiva-se discorrer a respeito da aparência relevante da Educação Psicomotora atinente a implicação desta como instrumentalização para o aperfeiçoamento e rentabilidade escolar e infantil, definindo especificamente o desenvolvimento psicomotor em crianças nos anos iniciais. O estudo discute, em um primeiro momento, referência do que é a psicomotricidade, em seguida abarca a importância desta para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil, assim como as possíveis contribuições psicomotoras nas escolas da rede de Educação Acriançada e qual é o desempenho da escola ao incremento da psicomotricidade. Utilizaram-se autores como: Barreto (2000); Le Boulch (1984); Magda Soares (2002); Freire (1992); Costa (2001); Vygotsky (1997); Arendt (2005) e Fonseca (1988). Destarte, espera-se que o presente estudo possa servir como subsídio a reflexões pertinentes no ramo educacional propondo ponderações e características relacionadas ao objeto de estudo.