Sobre os processos formativos, Bolonha e o curso de Comunicação Social/Jornalismo: consolidando-se posições nas políticas educacionais

Autores

  • Francisco Gilson Rebouças Porto Junior Francisco Gilson Rebouças Pôrto Junior Professor e Pesquisador na Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Resumo

O Processo de Bolonha tem recebido a atenção de pesquisadores do mundo inteiro. Com isso, estudos e pesquisas têm apontado para as modificações necessárias a fim de transformar uma perspectiva de educação em realidade formativa em todo o continente europeu. O curso de Comunicação Social/Jornalismo torna-se ilustrativo dos desafios vivenciados. Dessa forma se faz neste artigo uma incursão sobre os aspectos político-sociais e pedagógicos da Declaração de Sorbonne (1998) e da Declaração de Bolonha (1999). Indica-se que as instituições envolvidas no Processo de Bolonha vêm desenvolvendo expertise nos processos de formação. Apesar dos avanços significativos na implantação  de Bolonha, as universidades apresentam dificuldades no alinhamento pedagógico, próprio de uma transformação pedagógica dessa magnitude.

Biografia do Autor

Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Francisco Gilson Rebouças Pôrto Junior Professor e Pesquisador na Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior é doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Educação pela Faculdade de Educação (UnB) e graduado em Comunicação Social/Jornalismo (ULBRA) e Pedagogia (UnB). Atualmente é líder do Grupo Lattes Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE-UFT) e do Grupo Lattes Educação, Cultura e Transversalidade (UNITINS). É professor na Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT) e na Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS). Coordena pesquisas em ensino de jornalismo digital e preservação da Memória. Pesquisa sobre formação, ensino e processos educativos no Brasil e na União Europeia.

Downloads

Publicado

2015-03-23

Como Citar

Porto Junior, F. G. R. (2015). Sobre os processos formativos, Bolonha e o curso de Comunicação Social/Jornalismo: consolidando-se posições nas políticas educacionais. Revista Eletrônica Mutações, 6(10), 13–24. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/799