Currículo e diversidade cultural: origem de conflitos no ambiente escolar

Autores

  • Rosana Ramos de Sousa Universidade Federal do Amazonas
  • Siderly do Carmo Dahle de Almeida Centro de Ensino Superior de Maringá - CESUMAR

Resumo

Este projeto tem por objetivo analisar os conflitos professor/aluno e aluno/aluno como primícias da ausência de respeito à diversidade de raça, cor, gênero, religião e sexualidade. Verificar se o currículo formal (Projeto Político Pedagógico, proposta curricular) de uma escola municipal de Parintins está de acordo com a Diretriz Curricular Nacional para Ensino Fundamental. Verificar se a prática educativa dos professores promove o respeito à diversidade cultural. Identificar as ações mais comuns de desrespeito que geram conflitos entre professor/aluno e aluno/aluno. A pesquisa é qualitativa, pois, busca descrever os fatos no contexto em que ocorrem, com abordagem fenomenológica, o método estudo de caso e técnicas e instrumentos de observação e análise de conteúdos. Através da análise documental e observação foi possível concluir que o currículo formal, real e oculto da escola não aborda a Teorias Pós-Críticas do Currículo onde se trabalha a cultura, identidade, diversidade e alteridade. A escola tem repetidos episódio de preconceitos e descriminação a atitude dos professores em relação a estes atos resume em opressão onde o diálogo não tem espaço. A escola contemporânea deve reconhecer as relações culturais, sociais de gênero, raça, religião, presente no chão da escola e intervir através de projetos e discussões entre alunos e professores.

Biografia do Autor

Rosana Ramos de Sousa, Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA 2012), Especialização em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2012), Especialização em Orientação e Supervisão Escolar pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID 2013) e Aperfeiçoamento em Coordenação Pedagógica e Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes (UCAM 2013), participou duas vezes de Projeto de Iniciação Científica - (PAIC - FAPEAM) e Trabalhou no setor de educação permanente do Departamento de Saúde Indígena de Parintins. Atualmente é Professora substituta na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Parintins. Trabalhando com as disciplinas de Metodologia do Estudo e da Pesquisa, Antropologia e Educação, História da Educação e Seminário de Pesquisa. Desenvolve projetos na área de Orientação Sexual, Diversidade e Currículo

Siderly do Carmo Dahle de Almeida, Centro de Ensino Superior de Maringá - CESUMAR

Doutora em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012) é Mestre em Educação pela PUCPR (2006). Especialista em Gestão da Informação pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná (1999) e em Educação a Distância pela Faculdade Educacional da Lapa (2009). É graduada em biblioteconomia pela Universidade Federal do Paraná (1988) e em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco (2010). Desenvolve pesquisas e tem experiência na área de Educação, com ênfase em tecnologias e mídias educacionais, formação de professores, metodologia da pesquisa. Atuou na Prefeitura Municipal de Curitiba com Educação básica por 15 anos, entre 1991 e 2006, tendo neste período trabalhado com Educação Infantil e Primeiros anos do Ensino Fundamental, também implantou e coordenou os Faróis do Saber bibliotecas de bairro instaladas nas Escolas Municipais e atuou na Coordenação Pedagógica das Usinas de Conhecimento, programa do governo instalado em alguns municípios do Estado do Paraná. Coordenou por 6 anos o Núcleo de Aprendizagem e Aprimoramento para a Amadurescência da PUCPR e foi coordenadora de estúdio na EADCON, sendo responsável pela capacitação de docentes para atuar na Educação a Distância. Atualmente trabalha na Unicesumar como Coordenadora dos Cursos de Pós-Graduação na área de Educação na modalidade a distância, coordenadora pedagógica do Programa de Excelência na Educação Básica nos municípios da Amusep e professora do Mestrado em Gestão do Conhecimento nas Organizações.

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Publicado

2014-02-05

Como Citar

Sousa, R. R. de, & Almeida, S. do C. D. de. (2014). Currículo e diversidade cultural: origem de conflitos no ambiente escolar. Revista Eletrônica Mutações, 5(8). Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/717