Boi de Caixa

Autores

  • Selma Xavier de Oliveira

Resumo

A desterritorialização e a posterior reterritorialização de populações moradoras da Vila Amazônia, área rural que abrange Estados do Amazonas e Pará, está forçando aos populares moradores desses espaços a refazerem parte de suas práticas sociais e culturais. Exemplo disso acontece referente ao boi-de-caixa efetivado em algumas comunidades dentro da gleba Vila Amazônia, que se trata de uma área de assentamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O ensaio fotográfico aborda destaques para a apresentação do boi-de-caixa da comunidade do Mamuru, inspirada no boi-bumbá de Parintins/AM e no bumba-meu-boi do Maranhão.

 

Palavras-chaves: Boi-de-caixa; desterritorialização; cultura

Biografia do Autor

Selma Xavier de Oliveira

Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana e atualmente sou bolsista do programa de monitoria desenvolvido pela PRÓ-GRADE na Universidade do Amazonas UEA / CESP E e colaboradora voluntária no projeto novos talentos e PIBID da mesma Universidade.Colaboro ainda com o programa de conservação do Gavião Real do instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e com o programa Pé-de-Pincha da Universidade Federal do Amazonas.

Downloads

Publicado

2014-02-03

Como Citar

de Oliveira, S. X. (2014). Boi de Caixa. Revista Eletrônica Mutações, 5(8). Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/716