A motivação para comportamentos violentos de alunos na percepção dos professores de Educação Física de escolas públicas do município de Parintins/AM

  • Douglas Costa Santos Universidade Federal do Amazonas
  • Patrícia dos Santos Trindade Universidade Federal do Amazonas

Resumo

O presente estudo busca identificar os motivos que levam os alunos a praticar atos de violência nas aulas de Educação Física em escolas públicas da cidade de Parintins-AM. A pesquisa foi realizada com quatro professores de Educação Física de duas escolas públicas do município de Parintins- AM. Realizamos a observação sistemática das aulas de Educação Física nas escolas pesquisadas, e como instrumento para coleta de dados, utilizou-se a entrevista semiestruturada com perguntas abertas para posterior análise. Este trabalho obteve os seguintes resultados: para os professores, o que leva os alunos a praticarem atos de violência nas aulas de Educação Física é o preconceito étnico, racial e social; os atos de violências mais freqüentes são humilhações, palavras grosseiras e falta de respeito visualizadas nos apelidos, difamações e xingamentos e, por último, os professores usam o diálogo como estratégia de combate a esses atos de violência.

PALAVRAS-CHAVE: Violência; Escola; Professor; Educação Física.

Biografia do Autor

Douglas Costa Santos, Universidade Federal do Amazonas
Graduando em Educação Física na Universidade Federal do Amazonas.
Patrícia dos Santos Trindade, Universidade Federal do Amazonas
Professora de Educação Física (UFRRJ), Especialista em Psicomotricidade (UCAM) e Mestre em Educação Física e Cultura (UGF/RJ). Na Universidade Federal do Amazonas é Professora assistente do Curso de Licenciatura em Educação Física, campus Parintins, atuando nas disciplinas de Metodologia do Ensino dos Jogos e Brincadeiras e Estágio Supervisionado. Professora do curso de Especialização em Educação Infantil da FACED/UFAM. Orienta trabalhos de conclusão de curso na área Jogo, brinquedo e brincadeira, Educação Física escolar e Formação Profissional. Atualmente coordena o Subprojeto de Educação Física do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES).
Publicado
2014-02-03