As relações entre os guerreiros Arawté

Autores

  • Julielza Batalha de Souza Faculdade Integrada do Brasil

Resumo

Este presente artigo discute as relações entre os guerreiros Arawté um povo de língua Tupi Guarani da Amazônia Oriental. São sociedades Ameríndias retomada de perspectiva comparativa que contribui para o melhor entendimento de um regime simbólico de ampla difusão na Amazônia Indígena. Sendo que o foco desta análise é a pratica do parentesco ocidental, no qual é atribuída a função do dado na matriz cósmica, daquilo que toca a intenção e ação humanas, de modo como os seres humanos veem os animais e outras subjetividades que povoam o universo. Trata-se de concepções comum a muitos povos do continente, segundo a qual o mundo é habitado por diferentes espécies de sujeitos ou pessoas humanas e não humanas. Essas discussões são ligadas ao processo de sistemas sociais e sua relação com a Natureza e Cultura.

 

Palavras–chaves: Guerreiros Arawaté, Sociedades Ameríndias, Processo do Parentesco, Estruturalismo, Perspectivismo e Multinaturalismo, Natureza e Cultura.

Biografia do Autor

Julielza Batalha de Souza, Faculdade Integrada do Brasil


Departamanto de Antropologia: Núcleo de Estudo da Amazônia Indígena

Downloads

Publicado

2016-10-24

Como Citar

Souza, J. B. de. (2016). As relações entre os guerreiros Arawté. Revista Eletrônica Mutações, 7(13), 058–070. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/2802