O desenvolvimento psicomotor lógico e social da criança surda: uma análise piagetiana

Autores

  • George Hoffermann Rizzat Gomes de Souza Universidade Federal do Amazonas
  • Denilson Diniz Pereira Universidade Federal do Amazonas

Resumo

Utilizando da análise Piagetiana, tendo como clientela crianças com surdez, pode-se aprofundar o olhar sobre o desenvolvimento psicomotor lógico e social da criança surda, dando enfoque ao estágio do desenvolvimento humano tabulada por Piaget como operações concretas de 7 a 11 ou 12 anos, nas quais possuem sua psicomotricidade em construção ou pronta.

Biografia do Autor

George Hoffermann Rizzat Gomes de Souza, Universidade Federal do Amazonas

Graduando em Pedagogia pelo Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia - ICSEZ - UFAM. Bolsista do Programa de Iniciação Científica - PIBIC - FAPEAM.

Denilson Diniz Pereira, Universidade Federal do Amazonas

Professor da Universidade Federal do Amazonas lotado no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia - UFAM/ICSEZ/PIN. Professor da pós graduação dos programas CEFORT (Gestão Escolar e Educação Infantil), CED (Artes Plásticas), PARFOR-UFAM (Pedagogia) . Atuou como docente nas Universidade Federal do Amazonas UFAM/FACED/DMT (Pedagogia), Universidade do Estado de Minas Gerais-UEMG (Pedagogia), Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix-CUMIH/MG (Pedagogia, Ciências Biológicas e Gestão Ambiental), Faculdade Martha Falcão (Pedagogia, Pós-Graduacão em Neuropsicopedagogia e Novas Aprendizagens e Psicopedagogia) e Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas - FACISA/BH (Pedagogia). Possui Mestrado em Educação e Ensino de Ciências pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA, realizou Estágio Científico no Grupo de Estudo de Metáforas, Modelos e Analogias na Tecnologia na Educação e na Ciência-GEMATEC no CEFET-MG. Especialização em Gestão Escolar e Psicopedagogia pela Faculdade Salesiana Dom Bosco-FSDB e Graduação em Pedagogia e Ciências Naturais pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM.

Downloads

Publicado

2016-02-18

Como Citar

Souza, G. H. R. G. de, & Pereira, D. D. (2016). O desenvolvimento psicomotor lógico e social da criança surda: uma análise piagetiana. Revista Eletrônica Mutações, 7(12), 148–149. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/2119

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS