Zona Franca de Manaus: Avaliação dos fatores e atratividade de investimentos do subpolo de duas rodas em Manaus

Autores

  • Jamarian Cota Riker
  • Jorge Luiz Jordão Universidade Federal do Amazonas
  • Norma Cristina da Silva Fonseca Universidade Federal do Amazonas
  • Rizelda de Souza Ribeiro Universidade Federal do Amazonas
  • Arnaldo Donisete de Souza Universidade Federal do Amazonas

Resumo

Este artigo objetivou identificar os fatores de atratividade disponibilizados as indústrias instaladas no Polo Industrial de Manaus, especificamente foi analisado o subpolo de duas rodas. Para tanto, aplicou-se o método de avaliação documental, bibliográfico, qualitativo exploratório. Primeiramente foi verificado os dados disponíveis no portal da SUFRAMA, Fundação Getúlio Vargas, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC. Após coleta, tabulação e análise dos dados, pode-se concluir que os fatores de atratividade vão além dos incentivos fiscais e tributários, deve-se levar em consideração a geração de emprego e renda, a formação de clusters, mão de obra especializada, bem como toda a política de manutenção do Modelo Econômico Zona Franca de Manaus.

 

Palavras-Chave: Incentivos Fiscais e Tributários, Polo Industrial de Manaus, Modelo Econômico, Atratividade de Investimento.

Biografia do Autor

Jamarian Cota Riker

Administrador, Especialista em Gerenciamento de Projetos; Gestão, Controladoria e Finanças; Professor da Faculdade Martha Falcão – Devry; Funcionário da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – INFRAERO. Mestrando em Contabilidade e Controladoria pelo PPGCC/UFAM.

Jorge Luiz Jordão, Universidade Federal do Amazonas

Advogado, Especialista em Direito Público e Eleitoral; Diretor da Mesa Diretora na ALEAM; Mestrando em Contabilidade e Controladoria pelo PPGCC/UFAM.

Norma Cristina da Silva Fonseca, Universidade Federal do Amazonas

Bacharel em Secretariado Executivo (1998) pelo Centro Universitário de Ensino Superior – Ciesa. Com vasta experiência profissional no setor público, assumiu vários cargos, entre eles, o de Assessora Técnica – II do Gabinete Civil; secretária especial de Articulação de Políticas Públicas da Prefeitura de Manaus; secretária parlamentar e chefe de gabinete da presidência da Câmara Municipal de Manaus; secretária executiva do gabinete do subsecretário municipal de Economia e Finanças; chefe de Encargos Sociais da Prefeitura de Manaus; secretária da Diretoria Financeira da Secretaria Municipal de Economias e Finanças.

Rizelda de Souza Ribeiro, Universidade Federal do Amazonas

Administradora, Especialista em Logística Empresarial, Secretária da Diretoria de Finanças da ALEAM, Mestranda em Contabilidade e Controladoria pelo PPGCC/UFAM.

Arnaldo Donisete de Souza, Universidade Federal do Amazonas

Graduação em Ciências Contábeis, Especialização em Auditoria e Contabilidade Empresarial, Mestrado em Contabilidade (Reconhecimento CNE/CAPES Parecer 73/2009) e Doutorado em Ciências Empresariais (Decreto 5.518/05). Atualmente Professor de Pós-graduação e Graduação na Universidade Federal do Amazonas - UFAM, e Professor de Pós-Graduação na UEA - Universidades Estadual do Amazonas.

Downloads

Publicado

2016-02-16

Como Citar

Riker, J. C., Jordão, J. L., Fonseca, N. C. da S., Ribeiro, R. de S., & Souza, A. D. de. (2016). Zona Franca de Manaus: Avaliação dos fatores e atratividade de investimentos do subpolo de duas rodas em Manaus. Revista Eletrônica Mutações, 7(12), 067–088. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/2050