Produção cultural nas redes on-line
impactos da pandemia de Covid-19 para trabalhadores do setor e perspectivas de análise do fenômeno
Resumo
O presente trabalho consiste em uma reflexão sobre as transformações da cultura diante do impacto da pandemia da Covid-19, com ênfase no processo de digitalização da cultura caracterizado pelo uso de ferramentas tecnológicas para a produção, circulação e consumo de bens simbólicos. Para tanto, são apresentados os resultados de um questionário aplicado junto aos artistas de Ponta Grossa/PR beneficiados pela Lei Aldir Blanc, que buscou identificar as formas de realização das atividades culturais e a utilização das mídias sociais. A pesquisa articula os referenciais da folkcomunicação para mobilizar conceitos relacionados às políticas culturais e à valorização da cultura local, atravessados pelo debate sobre os limites e possibilidades que se apresentam no ambiente digital para trabalhadores do setor. Com base na experiência relatada, destaca-se a importância de ações investigativas orientadas pelo diálogo com a sociedade – a exemplo do questionário aplicado junto à comunidade artística - como ferramentas metodológicas para compreensão da realidade social em contextos de crise.
Referências
AMARAL, Rodrigo Correia do; FRANCO, Pedro Affonso Ivo; LIRA, André Luiz Gomes (Org.). Pesquisa de percepção dos impactos da Covid-19 nos setores cultural e criativo no Brasil. UNESCO, 2020. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000375069?posInSet=13&queryId=341e9048-f941-45cf-8445-efdb43251ed0.
BELTRÃO, Luiz. Folkcomunicação: um estudo dos agentes e dos meios populares de informação de fatos e expressão de idéias. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001.
BRASIL. Lei nº 14.017, de 29 de junho de 2020. Dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-14.017-de-29-de-junho-de-2020-264166628
CARLOMAGNO, Márcio Cunha. Conduzindo pesquisas com questionários online: uma introdução às questões metodológicas. In: SILVA, Tarcísio et. al. Estudando cultura e comunicação com mídias sociais. Brasília: IBPAD, 2018. p. 31-55.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas S.A. 2008.
IPEA. Carta de Conjuntura. N. 49, nota 6, 4˚ trimestre de 2020. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/10383/9/201015_cc_49_cultura.pdf
.
ITAÚ CULTURAL. Dez anos de Economia da Cultura no Brasil e os Impactos da Covid-19: um relatório a partir do painel de dados do observatório Itaú Cultural. São Paulo: Itaú Cultural, 2020. Disponível em:
ITAÚ CULTURAL. Hábitos Culturais II. São Paulo: Itaú Cultural; Datafolha, jul. 2021. Disponível em:
JENKINS, Henry; GREEN, Joshua; FORD, Sam. Cultura da conexão: criando valor e significado por meio da mídia propagável. São Paulo: Aleph, 2014.
MELO, José Marques de. Mídia e cultura popular: história, taxionomia e metodologia da folkcomunicação. São Paulo: Paulus, 2008.
MOREIRA, Jorgeanny de Fátima R. Festas populares em tempos de pandemia: a tradição (re)inventada como um fenômeno da globalização. In: SILVA, Josier Ferreira da; OLIVEIRA, Paulo Wendell Alves de; PEREIRA, Cássio Expedito Galdino; COSTA, Ana Paula Rodrigues da. Patrimônio e práticas culturais: Perspectivas transdisciplinares da patrimonialização e dos saberes-fazeres populares. Fortaleza: Editoras DINCE, 2021.
RUBIM, Antonio Albino Canelas. Teses sobre financiamento e fomento à cultura no Brasil. In: VALIATI, Leandro; MOLLER, Gustavo (Org.). Economia criativa, cultura e políticas públicas. Porto Alegre: Editora da UFRGS/CEGOV, 2016.
TRIGUEIRO, O. M. O ativista midiático da rede folkcomunicacional. Revista Internacional de Folkcomunicação, vol. 4, n. 7, 2006. Disponível em: https://www.revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/536.
VALIATI, Leandro; FIALHO, Ana Letícia do Nascimento (Org.). Atlas econômico da cultura brasileira: metodologia I. Porto Alegre: Editora da UFRGS/CEGOV, 2017.
YÚDICE, George. Economia da Cultura no Marco da Proteção e Promoção da Diversidade Cultural. Seminário Internacional da Diversidade Cultural. Ministério da Cultura do Brasil, Brasília, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Mutações - RELEM

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.