O devocionário do Santo Triságio Angélico como instrumento simbólico de poder nas manifestações da Santíssima Trindade
Resumo
O presente artigo propõe uma discussão multidisciplinar sobre o poder simbólico presente no Santo Triságio Angélico, um rito de religiosidade popular que integra o culto à Santíssima Trindade, na área missionária Santa Catarina de Sena, no bairro Petrópolis, zona Sul de Manaus/AM. A partir de uma descrição do rito baseada no devocionário, com orações realizadas por devotos à Santíssima Trindade é feita a discussão de como esse processo se torna um instrumento simbólico de poder e de comunicação. A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo, utilizando a técnica da observação participante. O texto é ancorado em premissas teóricas de diversas correntes de pensamento, abrindo um horizonte multidisciplinar para o aprofundamento da reflexão sobre fenômenos sociorreligiosos populares.
Palavras-chave: Poder simbólico; Santo Triságio Angélico; Fenômeno religioso; Santíssima Trindade.
Referências
BOURDIEU, P. O Poder Simbólico; tradução Fernando Tomaz (português de Portugal) 2.ed. Rio de Janeiro, ed. Bertrand Brasil (Bertrand Brasil: Rio de Janeiro) 1998.
Devocionário do Santo Triságio Angélico à Santíssima Trindade, consultado em janeiro de 2022 (Organizado pela comunidade Católica de Aliança Santíssima Trindade, DEVOÇÃO-DO-TRISÁGIO-ANGÉLICO-À-SANTÍSSIMA-TRINDADE-FINAL%20(1).pdf). Disponível em:
https://drive.google.com/file/d/1z5pzVuVrXaHTasRC2fWqSM73B0zwVrRp/view?usp=drive_link
DURAND, G. As estruturas antropológicas do imaginário: introdução à arquetipologia geral. Tradução de Hélder Godinho. 4. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.
ELIADE, M. O sagrado e o profano: a essência das religiões. Tradução: Rogério Fernandes. 4. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2018.
DURKHEIM, E. As Formas Elementares da vida religiosa: o sistema tostêmico na Austrália. Tradução: Paulo Neves. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Mutações - RELEM

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.