O devocionário do Santo Triságio Angélico como instrumento simbólico de poder nas manifestações da Santíssima Trindade

Autores

Resumo

O presente artigo propõe uma discussão multidisciplinar sobre o poder simbólico presente no Santo Triságio Angélico, um rito de religiosidade popular que integra o culto à Santíssima Trindade, na área missionária Santa Catarina de Sena, no bairro Petrópolis, zona Sul de Manaus/AM. A partir de uma descrição do rito baseada no devocionário, com orações realizadas por devotos à Santíssima Trindade é feita a discussão de como esse processo se torna um instrumento simbólico de poder e de comunicação. A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo, utilizando a técnica da observação participante. O texto é ancorado em premissas teóricas de diversas correntes de pensamento, abrindo um horizonte multidisciplinar para o aprofundamento da reflexão sobre fenômenos sociorreligiosos populares.

Palavras-chave: Poder simbólico; Santo Triságio Angélico; Fenômeno religioso; Santíssima Trindade.

Referências

BOURDIEU, P. O Poder Simbólico; tradução Fernando Tomaz (português de Portugal) 2.ed. Rio de Janeiro, ed. Bertrand Brasil (Bertrand Brasil: Rio de Janeiro) 1998.

Devocionário do Santo Triságio Angélico à Santíssima Trindade, consultado em janeiro de 2022 (Organizado pela comunidade Católica de Aliança Santíssima Trindade, DEVOÇÃO-DO-TRISÁGIO-ANGÉLICO-À-SANTÍSSIMA-TRINDADE-FINAL%20(1).pdf). Disponível em:
https://drive.google.com/file/d/1z5pzVuVrXaHTasRC2fWqSM73B0zwVrRp/view?usp=drive_link

DURAND, G. As estruturas antropológicas do imaginário: introdução à arquetipologia geral. Tradução de Hélder Godinho. 4. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.

ELIADE, M. O sagrado e o profano: a essência das religiões. Tradução: Rogério Fernandes. 4. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2018.

DURKHEIM, E. As Formas Elementares da vida religiosa: o sistema tostêmico na Austrália. Tradução: Paulo Neves. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Ferreira Fragata, Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas - FIC/Ufam

Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA/Ufam). Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas (ICSEZ/Ufam). Diretor Regional Norte da Rede Folkcom. Membro do Grupo de Pesquisa Comunicação, Cultura e Amazônia (Trokano/Ufam). Professor Substituto do curso de Jornalismo da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (FIC/Ufam).

Gleilson Medins, Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas - FIC/Ufam

Doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS). Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (PPGSCA/Ufam). Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas (ICSEZ/Ufam). Membro do Grupo de Pesquisa Comunicação, Cultura e Amazônia (Trokano/Ufam) e do Grupo de Pesquisa em Comunicação e Imaginário (Imaginalis/UFRGS). Coordenador de Comunicação e Técnico Audiovisual da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (FIC/Ufam).

Publicado

2025-02-05

Como Citar

Fragata, G. F., & Medins, G. . (2025). O devocionário do Santo Triságio Angélico como instrumento simbólico de poder nas manifestações da Santíssima Trindade. Revista Eletrônica Mutações, 17(29), 3–16. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/16694