ANAIS IV SIMPÓSIO PRODECA

adoção o caminho do acesso ao direito para a criança e adolescente

Resumo

O Grupo de Estudos e Pesquisa em Processo de Trabalho e Serviço Social na Amazônia (GETRA) promoveu junto ao Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ), da Universidade Federal do Amazonas, em Parintins o “V SIMPÓSIO PRODECA: adoção o caminho do acesso ao direito para a criança e adolescente”. O evento reuniu pesquisadores regionais e profissionais da rede de proteção à criança e adolescente do Amazonas com o objetivo de promover debate acerca dos avanços e desafios do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), dando ênfase as novas regras de adoção.
O evento contou com a submissão de resumos expandidos para participação nas rodas de conversa virtuais acerca do tema do Simpósio. O evento teve um formato híbrido, com palestras, mesas redondas realizadas na sede do ICSEZ, e realização de
minicursos e apresentação oral de trabalhos no formato virtual. Toda a programação foi transmitida direta via Youtube e compartilhada no site do evento.
O evento foi realizado com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) através do Edital Nº002/2022 – PAREV e contou com a parceria com a Secretaria de Assistência Social de Parintins, Vara da Infância de
Parintins, Tribunal de Justiça, Secretaria de Educação do Estado do Amazonas, Conselho Tutelar de Parintins, Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania de Manaus.
O IV Simpósio foi fundamental enquanto espaço de debate sobre a importância das novas regras para adoção, dando visibilidade às ações e serviços destinados ao público infanto-juvenil e, em particular potencializando a interlocução entre a
Universidade e o sistema de garantia de direitos com vistas a fortalecer políticas públicas relacionadas ao tema do evento.

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Publicado

2023-08-01

Como Citar

ANAIS IV SIMPÓSIO PRODECA: adoção o caminho do acesso ao direito para a criança e adolescente. (2023). Revista Eletrônica Mutações, 15(25). Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/12931