Anais do III Simpósio do PRODECA
“Os 25 anos do ECA - controle social em debate”
Resumo
Vamos ouvir os Conselhos? Afirma-se que o agudizamento da questão social na atualidade, atinge inevitavelmente o segmento infanto-juvenil no Brasil, reforça a necessidade de intensificar a luta pelo cumprimento e consolidação de políticas públicas para a área da infância e juventude. Dos inúmeros desafios postos, é vital refletir acerca das políticas para a infância e juventude, tomando-se como referência o que preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA/90, o que remete, dentre outras, à questão do controle social resvalando nas formas de atuação dos Conselhos de Direitos e em especial dos Conselhos Tutelares de Manaus, concebidos como guardiões dos direitos de crianças e adolescentes. Ciente de tal questão é vital efetivar propostas que contribuam para o aprimoramento da formação desses conselheiros devido à importância de sua atuação para as políticas destinadas à infância e juventude.
Desta forma, promovemos o III Simpósio do Programa Observatório dos Direitos de Crianças e Adolescentes (PRODECA) com o tema é “Os 25 anos do ECA: controle social em Debate” foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas por meio do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos (PAREV).
Tal evento visa fortalecer o debate sobre a sobre os avanços e retrocessos do Estatuto da Criança e do Adolescente em seus 25 anos de promulgação, bem como sobre a importância do Controle Social na fiscalização, no monitoramento e acompanhamento das ações e como importante mecanismo de fortalecimento da cidadania.
As atividades desenvolvidas mecanismo de fortalecimento da cidadania. As atividades desenvolvidas durante a programação do evento são: a) Conferências, b) Mesas Redondas e c) Minicursos.