NEIDE, Gondim. A invenção da Amazônia, 2º edição, Manaus: Editora Valer, 340 p., 2007. (Série: Memórias da Amazônia)

Autores

  • Ernesto Renan Melo de Freitas Pinto Universidade Federal do Amazonas
  • Francisco Eleud Gomes da Silva Universidade Federal do Amazonas

Resumo

A obra A invenção da Amazônia teve sua primeira edição em 1994 e sua segunda edição em 2007. A segunda edição da obra, publicada pela Editora Valer, homenageia Joãozinho Trinta, que se inspirou nela para desenvolver o tema da escola de Samba Viradouro, na virada do século. Tem sido muito lida, inclusive utilizada na seleção pelo Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA/UFAM), e serve de referência para intelectuais que estudam a Amazônia. A obra da autora foi utilizada também pelos bois-bumbás.

Biografia do Autor

Ernesto Renan Melo de Freitas Pinto, Universidade Federal do Amazonas

Criação de um núcleo de estudos sobre a Teoria Crítica com Ênfase na Obra de Theodor W. Adorno, a partir do qual se originou Projeto de Pós-Doutorado atualmente desenvolvido na USP, sob o Título: A Recepção de Theodor W. Adorno no Brasil, sob orientação do Prof. Dr. Wille Bolle. Possui graduação em Letras - Língua e Literatura Inglesa pela Universidade Federal do Amazonas (1969), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: amazônia, pensamento social, história das idéias, desenvolvimento regional e trabalho feminino.

Francisco Eleud Gomes da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia, pela Universidade Federal do Amazonas (2015), Especialista pela Universidade Literatus (2012), graduado em História pela Universidade Federal do Amazonas (2002). Técnico em educação da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de História, Sociologia, com ênfase em Políticas Públicas.

Downloads

Publicado

2016-02-19

Como Citar

Freitas Pinto, E. R. M. de, & Silva, F. E. G. da. (2016). NEIDE, Gondim. A invenção da Amazônia, 2º edição, Manaus: Editora Valer, 340 p., 2007. (Série: Memórias da Amazônia). Revista Eletrônica Mutações, 7(12), 162–167. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/1008