A representação identitária do Amazonas na rede social Facebook: um olhar discursivo

Autores

  • Sideny Pereira de Paula Universidade Federal do Amazonas
  • Thays Coelho de Araújo Universidade Federal do Amazonas

Resumo

Neste artigo objetivamos analisar a identidade do homem e do espaço amazonense numa perspectiva de construção discursiva, histórica, heterogênea e instável. Para isto, observamos publicações na página No Amazonas é assim na rede social Facebook. Nesta perspectiva, estudamos como o trabalho discursivo dos gêneros digitais (re)produzem identidades Amazônicas a partir da repetição incessante de imagens simbólicas. Nossas considerações epistemológicas no âmbito da Análise do Discurso são realizadas por meio do quadro teórico composto por Pêcheux (2009), Grigoletto, Jobim (2007), Orlandi (2006), Brandão (2007), Stuart Hall (2006), entre outros. Inicialmente, tecemos algumas considerações sobre o conceito de discurso, bem como a relação entre a AD e os gêneros digitais, em seguida, discutimos a identidade em interface com os Estudos Culturais, por conseguinte focalizamos na análise de publicações a fim de explicitar o trabalho discursivo do gênero digital Facebook na produção de identidades.

Palavras-chave: Análise do Discurso. Identidade amazônica. Facebook.

Biografia do Autor

Sideny Pereira de Paula, Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em LETRAS pela Universidade Federal do Amazonas (2006), Especialização em Proeja (Educação de Jovens e Adultos) IFAM (2010). Atualmente é aluna finalista, já com qualificação aprovada, do Mestrado em Estudos Literários (com ênfase em Literatura Fantástica), sob a orientação da Professora Doutora Lileana Mourão Franco de Sá, do Programa de Pós Graduação em Letras da Universidade Federal do Amazonas e bolsista da FAPEAM (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas).

Thays Coelho de Araújo, Universidade Federal do Amazonas

Professora Formadora I, bolsista Capes, atuante no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa e Respectiva Literatura pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2013). Cursou as disciplinas Semiótica Francesa e Sociolinguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras/Mestrado da UFAM- Universidade Federal do Amazonas (2014). Atuou na rede municipal de saúde operando o complexo regulador do Amazonas, disponibilizado pela SUSAM- Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas em parceria com o Ministério da Saúde. Atualmente cursa a disciplina Fonética e Fonologia pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes da Universidade do Estado do Amazonas- UEA.

Downloads

Publicado

2015-09-24

Como Citar

Paula, S. P. de, & Araújo, T. C. de. (2015). A representação identitária do Amazonas na rede social Facebook: um olhar discursivo. Revista Eletrônica Mutações, 6(11), 164–181. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/1003

Edição

Seção

DOSSIÊ ANÁLISE DO DISCURSO