IDENTIFICACIÓN Y RECONOCIMIENTO DE EMOCIONES EN NIÑOS DE PRIMER GRADO DE PRIMARIA

著者

  • Adrián Cuevas Jiménez UNAM
  • María Antonieta Covarrubias Terán UNAM
  • Guadalupe Jimena Cardoso Fuentes UNAM
  • Jocelin Alejandra Correa Lira UNAM

要旨

A pandemia da COVID-19, que afetou o desenvolvimento socioemocional das crianças, destacou a importância dessa esfera de desenvolvimento e gerou a necessidade de sua atenção na escola; Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi que meninos e meninas da primeira série do ensino fundamental pudessem avançar na identificação e expressão das emoções básicas e na sua integração grupal. Na perspectiva sociocultural da psicologia, planejou-se uma oficina vivencial para a apropriação dos conteúdos temáticos. Nos resultados, os meninos e meninas obtiveram avanços significativos na apropriação dos conteúdos e recursos. A conclusão destaca a relevância da estratégia vivencial para o desenvolvimento socioemocional, e a necessidade de trabalhá-la em todas as atividades escolares, assumindo que o desenvolvimento humano é um processo integral.

Palavras-chave: Emoções básicas, reconhecimento e identificação de emoções, aprendizagem significativa, oficina experiencial, educação socioemocional

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.authorBiographies##

##submission.authorWithAffiliation##

Licenciatura en Psicología por la UNAM, Doctorado y Maestría en Ciencias Psicológicas por la Universidad de la Habana Cuba, Profesor Titular en psicología en la UNAM Campus Iztacala, líneas de investigación sobre formación en educación superior, rendimiento académico, desarrollo escolar.

##submission.authorWithAffiliation##

Licenciatura y Maestría en Psicología por la UNAM, Doctorado en Antropología por la Escuela Nacional de Antropología e Historia, Profesora Titular en Psicología UNAM Campus Iztacala, líneas de investigación sobre formación en educación superior, parentalidad, desarrollo escolar, afectividad.

##submission.authorWithAffiliation##

Psicóloga en formación Facultad de Estudios Superiores Iztacala UNAM.

##submission.authorWithAffiliation##

Psicóloga en formación Facultad de Estudios Superiores Iztacala UNAM.

 

##submission.downloads##

出版済

2023-01-05