Ciência do povo Tukano: plantas – dahseá ahkotisékó – e rituais de iniciação e benzimento – bahsésé

著者

要旨

Este texto é parte do trabalho construído no mestrado da primeira autora, professora indígena da etnia Tukano Ye’pá Mahsõ, da comunidade indígena de Taracuá, no município de São Gabriel da Cachoeira/AM. Quanto à metodologia, o estudo é de cunho autoetnográfico voltado às vivências e aos modos de ser professora Tukano, em comunhão com a abordagem qualitativa. Na perspectiva dos conhecimentos tradicionais, o povo Tukano pratica a agricultura, a caça e a pesca para sua subsistência, é um povo também muito bom na construção e na condução de embarcações pelos rios, principalmente a canoa. O povo Ye’pá Mahsã é excelente na produção de arte da cerâmica e tem muitos conhecimentos na cura com plantas e benzimentos. Dentre essa riqueza da ciência do povo Tukano, em quantidade e diversidade, neste artigo nosso objetivo é apresentar parte dessa ciência nas plantas – dahseá ahkotisékó – e em rituais de iniciação e benzimento – bahsésé. Dialogamos também com o Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RCNEI).
Palavras-chave: Ciências Naturais. Ciência Indígena. Educação Escolar Indígena. Decolonialidade.

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Professora indígena da educação básica Secretaria de Educação (SEMED) São Gabriel da Cachoeira, licenciada em Pedagogia e Física, e mestre em Ensino de Ciências e Humanidades pelo PPGECH/IEAA da Universidade Federal do Amazonas.

 

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Licenciada em Ciências: Matemática e Física no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

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Doutorado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Professora da graduação e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

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Doutorado em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Associada da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pós-doutoranda - Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP), apoio FAPESP nº de processo 2023/16357-7.

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出版済

2024-08-12