EDUCAÇÃO DE SURDOS E OS ESTUDOS CULTURAIS: uma revisão de literatura
Resumo
Este trabalho teve como objetivo realizar uma revisão de literatura sobre a educação de surdos, utilizando como base os estudos culturais. O levantamento bibliográfico feito no período de 2005 a 2023, tendo como base de dados o portal de Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). As palavras-chave empregadas para a busca foram “Educação de surdos”, “políticas de inclusão”, “Surdez e pós-estruturalismo”, “Surdo e estudos culturais”, “Estudos Surdos” e “Estudos pós-críticos”. Após a aplicação dos critérios de exclusão, 24 artigos foram selecionados para serem analisados. Os resultados da pesquisa indicam um avanço significativo nas investigações relacionadas à educação de surdos a partir do decreto 5626/2005. Esse decreto impulsionou o desenvolvimento de políticas e práticas voltadas para a inclusão dos surdos no sistema educacional brasileiro. Diversos estudos apontam que a educação bilíngue, com ênfase na Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua e o português como segunda, tem se mostrado uma abordagem eficaz para a inclusão de alunos surdos. Além disso, a valorização da cultura surda nas práticas educacionais é destacada como fundamental para o fortalecimento da identidade surda e para a promoção de um ambiente escolar inclusivo. Os artigos analisados também apontam que as narrativas dos sujeitos surdos, presentes nos estudos analisados, mostram que, apesar dos avanços, ainda há desafios a serem superados. Muitos alunos surdos relatam experiências de resistência e luta pela conquista de espaços mais inclusivos e acessíveis dentro e fora do ambiente escolar. Essa resistência é vista como um movimento crucial para a transformação das práticas educacionais e sociais, buscando a plena inclusão e reconhecimento dos direitos dos surdos.
Palavras-chave: Surdez. Pós crítico. Levantamento bibliográfico.
Downloads
Referências
AZEVEDO. Fernanda Emanuele Souza de. O protagonismo dos surdos nas políticas de inclusão na educação superior: Uma análise das narrativas de acadêmicos no contexto da UNIR Campus de Vilhena. Dissertação (mestrado). Universidade Federal de Mato Grosso. Programa de Pós-Graduação em Educação. Cuiabá, 2021.
BERAS, Júlia Jost. A Política De Educação Bilíngue na Produção dos Discursos Curriculares em Escolas De Surdos. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Maria. Centro de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, RS, 2019.
BONIN, I. T., Ripoll, D., Wortmann, M. L. C., & Santos, L. H. S. dos. Por Que Estudos Culturais?. Educação & Realidade, 2020.
BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências. Diário Oficial da União. Disponível em: . Acesso em: 26 out. 2023.
BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial da União. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm. Acesso em: 26 out. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial (SEESP). Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008
BRASIL. Lei n. o 12.319, de 1º de setembro de 2010. Regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. Diário Oficial da União, Brasília, 2010. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007- 2010/2010/Lei/L12319.htm .Acesso em: 26 out.2023.
BRASIL. Lei nº 14.191, de 3 de agosto de 2021. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos. Diário Oficial da União, Brasília. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-14.191-de-3-de-agosto-de-2021- 336083749. Acesso em: 26 de out. 2023.
BRASIL. Lei nº 14.704, de 25 de outubro de 2023. Altera a lei nº 12.319, de 1º de setembro de 2010 para dispor sobre o exercício profissional e as condições de trabalho doprofissional tradutor, intérprete e guia-intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Diário Oficial da União, Brasília. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2023-2026/2023/Lei/L14704.htm. Acesso em: 26 out.2023.
BRASIL. Lei n.13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF., 26 jun 2014. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 26 out.2023.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em: 26 de out 2023.
BRASIL. Lei nº 14.191, de 3 de agosto de 2021. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos. Diário Oficial da União, Brasília, 04 de agosto de 2021. Seção 1, p. 1. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n- 14.191-de-3-de-agosto-de-2021-336083749. Acesso em: 26 out. 2023.
CACERES, Marcele Martinez. Possíveis negociações dos discursos curriculares no contexto da educação bilingue de uma Escola de Surdos do Rio Grande do Sul. Dissertação (mestrado). Universidade Federal de Santa Maria. Centro de Educação. Programa de Pós Graduação em Educação, RS, 2016.
CHIELLA, V. E. Marcas Surdas: escola, família, associação, comunidade e universidade constituindo cultura e diferença surda. Dissertação de mestrado (Educação). São Leopoldo, Universidade Vale do Rio dos Sinos, 2007.
DALL’ALBA, Carilissa. Movimentos Surdos e Educação: Negociaçãi da cultura surda. Dissertação de mestrado (Educação). Universidade Federal de Santa Maria, 2013.
ESMERIO, Jussara Maite Moraes. A produção de modos de ser do tradutor e intérprete de Língua de Sinais. Dissertação (mestrado). Universidade Federal de Santa Maria. Centro de Educação.Programa de Pós – Graduação em Educação, RS, 2019.
FERNANDES, Francyllayans Karla da Silva. A Política Bilíngue e as Práticas Docentes para a Aquisição das Línguas do Surdo no ensino fundamental I. Dissertação (mestrado). Universidade Federal da Paraíba, 2021.
FERREIRA, Aline do Prado. O movimento esportivo surdo: produções de modos de vida surda na contemporaneidade. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, RS, 2021.
FORMOZO, Daniela de Paula. Currículo e Educação de Surdos. Dissertação de mestrado (Educação). Pelotas, Universidade Federal de Pelotas, 2008.
GURGEL, Lia Gonçalves. “UM LEQUE DE POSSIBILIDADES”: representações docentes sobre as práticas pedagógicas de educação literária na educação de surdos. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, Porto Alegre, RS, 2016.
JOB, Raquel Santos Pereira. A Criança Surda e a Escola Bilíngue: Discursividade sobre a infância Surda. Dissertação (mestrado). Universidade Federal de Santa Maria. Centro de Educação. Progrma de Pós Graduação em Educação, RS, 2022.
LARA, Ana Paula Gomes. Experiências de Protagonismo surdo. Dissertação (mestrado). Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021.
LIMA, Ritha Cordeiro de Sousa e. Ensino Superior e pessoas surdas: o bilinguismo em questão no curso de Letras Libras da UFCG. Dissertação (mestrado). Universidade Federal de Campina Grande. Centro de Humanidades. 2021.
LINS. Lívia Maria Montenegro. Pessoas surdas em uma escola regular de ensinofundamental : acesso e inclusão. Dissertação (mestrado). Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2020.
LOPES, Luciane Bresciani. Emergência dos Estudos Surdos em Educação no Brasil. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, Porto Alegre, RS, 2017.
LÚCIO. Maria Luiza. Políticas Linguísticas e Processos de Subjetivação de Sujeitos Surdos: : Libras, Cultura Surda E Educação Bilíngue. Dissertação (mestrado). Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Ciências Humanas e da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Florianópolis, 2022.
MORAES, Violeta Porto. Vivemos um ser desconjuntado: a produção da diferença nos discursos dos surdos acadêmicos. Dissertação (mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, 2014.
PAULO. Joeliton Francisco Sousa de. Atuação docente com Estudantes Surdos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Dissertação (mestrado). Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2019.
RAMOS, Eliane de Souza. A diferença e as rasuras de um ensino inclusivo: aproximações e distanciamentos entre o atendimento educacional especializado realizado com alunos surdos, e o acontecimento de Deleuze. Dissertação (mestrado). Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, 2013
REIS, Dulcilene Saraiva. Formação docente e educação de surdos: um encontro com a diferença, cultura e identidade surda. Dissertação (Mestrado em Educação) – Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Porto Velho, 2013.
SANDERSON, Helenne. Youtubers Bilíngues: Artefatos Interculturais no Cenário Escolar da Educação de Surdos. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, RS, 2020.
SANTOS, Maria Aldenora dos Santos Lima. Educação Bilíngue, Identidades e Culturas Surdas: em busca de um norte em Cruzeiro do Sul. Dissertação (mestrado). Universidade Federal do Amazonas, 2015.
SARTURI, Cláudia de Arruda. Cultura e Identidade Surda no discurso curricular e seus efeitos na docência de professores formados no curso de Letras/Libras - Polo UFSM. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, RS, 2013.
SCHUCK, Maricela. A educação dos surdos no RS: currículos de formação de professores de surdos. Dissertação de mestrado (Educação). São Leopoldo, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2011.
SILVA, Erika Vanessa de Lima Silva. Narrativas de Professores de Surdos sobre a Escrita de Sinais. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Porto Alegre, RS, 2013.
SILVA. Francisco Uélison da. Surdo/as que se constroem surdos/as: o desapontar do movimento linguístico-cultural surdo na cidade de Cajazeiras/PB. Dissertação (mestrado). Universiade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2017.
SILVA, P. B. da. Ensino superior para surdos: o processo educacional na ótica dos estudos culturais. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2018.
VIEIRA, Eliane Telles de Bruim. Práticas de hipervalorização de diferentes modos de ser surdo no contexto educacional do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) no Estado do Espírito Santo. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Espírito Santo. Centro de Educação, 2016.