EDUCAÇÃO DE SURDOS E OS ESTUDOS CULTURAIS: uma revisão de literatura

Autores

Resumo

Este trabalho teve como objetivo realizar uma revisão de literatura sobre a educação de surdos, utilizando como base os estudos culturais. O levantamento bibliográfico feito no período de 2005 a 2023, tendo como base de dados o portal de Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). As palavras-chave empregadas para a busca foram “Educação de surdos”, “políticas de inclusão”, “Surdez e pós-estruturalismo”, “Surdo e estudos culturais”, “Estudos Surdos” e “Estudos pós-críticos”. Após a aplicação dos critérios de exclusão, 24 artigos foram selecionados para serem analisados. Os resultados da pesquisa indicam um avanço significativo nas investigações relacionadas à educação de surdos a partir do decreto 5626/2005. Esse decreto impulsionou o desenvolvimento de políticas e práticas voltadas para a inclusão dos surdos no sistema educacional brasileiro. Diversos estudos apontam que a educação bilíngue, com ênfase na Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua e o português como segunda, tem se mostrado uma abordagem eficaz para a inclusão de alunos surdos. Além disso, a valorização da cultura surda nas práticas educacionais é destacada como fundamental para o fortalecimento da identidade surda e para a promoção de um ambiente escolar inclusivo. Os artigos analisados também apontam que as narrativas dos sujeitos surdos, presentes nos estudos analisados, mostram que, apesar dos avanços, ainda há desafios a serem superados. Muitos alunos surdos relatam experiências de resistência e luta pela conquista de espaços mais inclusivos e acessíveis dentro e fora do ambiente escolar. Essa resistência é vista como um movimento crucial para a transformação das práticas educacionais e sociais, buscando a plena inclusão e reconhecimento dos direitos dos surdos.
Palavras-chave: Surdez. Pós crítico. Levantamento bibliográfico.

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Biografia do Autor

Vanessa da Conceição Nascimento Pereira, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Possui graduação em Licenciatura em Letras – Língua e Literatura Portuguesa e Inglesa pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM, graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR. Possui curso de Pós – Graduação Latu Senso em Libras, Tradutor Intérprete de Libras, Atendimento Educacional Especializado, Educação Especial e Inclusiva. Está cursando mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades – PPGECH pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM, no instituto de Educação Agricultura e Ambiente – IEAA.

Rozane Alonso Alves, Faculdade de Educação – FACED da Universidade Federal do Amazonas – UFAM

Doutora em Educação. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades – PPGECH.  Professora da Faculdade de Educação – FACED da Universidade Federal do Amazonas – UFAM.

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Publicado

2024-08-12