Ciência do povo Tukano: plantas – dahseá ahkotisékó – e rituais de iniciação e benzimento – bahsésé

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Resumo

Este texto é parte do trabalho construído no mestrado da primeira autora, professora indígena da etnia Tukano Ye’pá Mahsõ, da comunidade indígena de Taracuá, no município de São Gabriel da Cachoeira/AM. Quanto à metodologia, o estudo é de cunho autoetnográfico voltado às vivências e aos modos de ser professora Tukano, em comunhão com a abordagem qualitativa. Na perspectiva dos conhecimentos tradicionais, o povo Tukano pratica a agricultura, a caça e a pesca para sua subsistência, é um povo também muito bom na construção e na condução de embarcações pelos rios, principalmente a canoa. O povo Ye’pá Mahsã é excelente na produção de arte da cerâmica e tem muitos conhecimentos na cura com plantas e benzimentos. Dentre essa riqueza da ciência do povo Tukano, em quantidade e diversidade, neste artigo nosso objetivo é apresentar parte dessa ciência nas plantas – dahseá ahkotisékó – e em rituais de iniciação e benzimento – bahsésé. Dialogamos também com o Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RCNEI).
Palavras-chave: Ciências Naturais. Ciência Indígena. Educação Escolar Indígena. Decolonialidade.

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Biografia do Autor

Aldenice Fonseca Alencar, Secretaria de Educação do Estado do Amazonas (SEMED)

Professora indígena da educação básica Secretaria de Educação (SEMED) São Gabriel da Cachoeira, licenciada em Pedagogia e Física, e mestre em Ensino de Ciências e Humanidades pelo PPGECH/IEAA da Universidade Federal do Amazonas.

 

Ruth Reis de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Licenciada em Ciências: Matemática e Física no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Rozane Alonso Alves, Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Doutorado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Professora da graduação e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Elrismar Auxiliadora Oliveira, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutorado em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Associada da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pós-doutoranda - Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP), apoio FAPESP nº de processo 2023/16357-7.

Referências

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Publicado

2024-08-12