GÊNERO E A PEDAGOGIA FEMINISTA NO DOCUMENTOS CURRICULARES E SUAS IMPLICAÇOES NA EDUCAÇÃO AMAZONENSE

Autores

  • Rozane Alonso Alves Universidade Federal do Amazonas
  • Karoline Ribeiro Rabelo Universidade Federal do Amazonas

Resumo

A proposta deste excerto visa analisar os documentos curriculares (PNE, PEE, BNCC) e suas implicações nas discussões sobre gênero a partir dos elementos teóricos e epistemológicos produzidos pela Pedagogia Feminista no contexto da educação básica no Estado do Amazonas. Para tanto optou-se pela pesquisa qualitativa de Rey (2005), uma vez que esta abordagem metodológica “[...] representa um processo permanente, dentro do qual se definem e se redefinem constantemente todas as decisões e opções metodológicas no decorrer do próprio processo de pesquisa” (REY, 2005, p. 81). Os instrumentos para a produção de dados se apropriam do uso da análise documental e revisão bibliográfica. No caso da revisão bibliográfica, sua utilização auxilia na revisão conceitual e teórico acerca do tema estudado. Já o uso da análise documental nos possibilitará a compreensão das políticas públicas voltadas para a implantação e implementação das políticas curriculares que se inserem no contexto da educação básica (pública) no Estado do Amazonas. As políticas curriculares têm diversos mecanismos que podem ser ressignificados no contexto de sala de aula. No entanto, tais políticas fortificam um debate sobre as problemáticas, seja como evidenciação e/ou tentativa de silenciamento das diferenças que envolvem as questões de gênero e sexualidade na educação. Ainda que dentro dos documentos analisados, a conceituação de gênero é construída sob égide da exclusão. Não havendo, em seu processo de implantação e implementação evidências de subalternização no contexto de prática docente.

 

Palavras-Chave: Políticas Curriculares. Pedagogia Feminista. Gênero. Estado do Amazonas

Biografia do Autor

Rozane Alonso Alves, Universidade Federal do Amazonas

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutora em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco. Atua como docente na Universidade Federal do Amazonas. Conta com experiências na área da Educação, com ênfase na Educação Infantil, Múltiplas Infâncias, Interculturalidade. Atua também em discursões na área de Currículo, Avaliação, Didática, Políticas e Legislação.

Karoline Ribeiro Rabelo, Universidade Federal do Amazonas

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas. Atualmente professora da Secretaria Municipal de Educação de Humaitá – AM.

Downloads

Publicado

2023-01-01