AS ESTRATÉGIAS ADOTADAS NOS PLANOS DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR EM RELAÇÃO A SÍNDROME DE BURNOUT
Resumen
A importância de manter o local de trabalho saudável é notória, pois locais de trabalho com fatores estressantes, continuamente, ocasionam a síndrome de Burnout. A síndrome de Burnout é definida como um fenômeno psicossocial que ocorre como uma resposta crônica aos estressores interpessoais ocorridos no ambiente de trabalho (Maslach & Leiter, 2016). Nesse sentido, o objetivo desse trabalho foi “analisar as estratégias adotadas nos Planos de Desenvolvimento Institucional em relação a síndrome de Burnout no ambiente universitário brasileiro”. Para alcançar tal objetivo inicialmente foram analisados os Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI) em relação as ações voltadas para a identificação e prevenção da síndrome de Burnout. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa transversal e exploratória, com tratamento qualitativo. Para a análise de conteúdo foram utilizadas as dimensões da Escala de Categorização do Burnout (ECB), desenvolvida e validada no Brasil por Tamayo e Tróccoli (2009). Os resultados obtidos indicam que o tema não é abordado nas instituições, pois nenhuma ação institucionalizada específica foi identificada nos PDIs analisados.
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Citas
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