O que o genoprofissiograma nos indica sobre as escolhas profissionais?
Resumo
Escolher uma profissão não é tão simples como pode parecer. A primeira escolha, já que não é obrigatoriamente a única e última, acontece ao fim do Ensino Médio. Até esse momento da vida, o adolescente já vivenciou diversas experiências com profissões que foram construindo sua trajetória vocacional, levando-o a gostar de certas áreas e desgostar de outras. Entre os diversos fatores que podem influenciar essas escolhas, temos a família. Conhecer como o jovem está sendo influenciado pode auxiliar na orientação que a escola poderá fornecer a eles, a fim de que façam escolhas refletidas e com chances de realização profissional futura. Esse artigo é fruto da pesquisa realizada no Programa de Iniciação Científica-PIBIC, que teve como objetivo investigar a influência da família na escolha da carreira de jovens finalistas do Ensino Médio, a partir do uso de uma técnica chamada Genoprofissiograma. Participaram 33 alunos do terceiro ano do Ensino Médio, de uma escola pública da cidade de Humaitá/AM. Foi possível perceber as relações familiares implicadas nas escolhas profissionais de alguns jovens e, de alguma forma, levá-los a pensar sobre as escolhas realizadas até o momento, se estas refletem seus sonhos, desejos e ambições ou se retratam uma transmissão geracional profissional.
Palavras-chave: Escolhas Profissionais; Desenvolvimento Vocacional; Famílias; Genoprofissiograma; Ensino Médio.
Downloads
Referências
AMBIEL, Rodolfo A. M et al. Predição da definição da escolha vocacional a partir de variáveis familiares. Avances en Psicología Latinoamericana, v.37, n. 1, p.89-101, 2019.
BALBINOTTI, Marcos Alencar Abaide. A Noção Transcultural de Maturidade Vocacional na Teoria de Donald Super. Psicologia: Reflexão e Crítica, v.16, n.3, p.461-473, 2003.
BRAUN, V.; CLARKE, V. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, v. 3, n. 2. p. 77-101. 2006. IN ROSA, Liane Serra da.; MACKEDANZ, Luiz Fernando. A Análise Temática como metodologia na pesquisa qualitativa em educação em ciências. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 16, e8574, 2001. DOI: https://dx.doi.org/10.7867/1809-0354202116e8574
CARDOSO, Letycia. No Brasil cerca de 90% estão infelizes no trabalho. Extra, 2018. Disponível em: https://extra.globo.com/economia-e-financas/emprego/no-brasil-cerca-de-90-estao-infelizes-no-trabalho-22780430.html. Acesso em: 04, janeiro de 2023.
DESSEN, Maria Auxiliadora; POLONIA, Ana da Costa. A Família e a Escola como contextos de desenvolvimento humano. Paidéia, v. 17, n. 36, p. 21-32, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/paideia/v17n36/v17n36a03.pdf
FARIA, Rafaela Roman de. Et.al. O estresse entre vestibulando e suas relações com a família e a escolha profissional. Psicologia Argumento, v.30, n.68, p.43-52, 2012.
FERNANDES, Fabiana Soares. Estilo Parental e Desenvolvimento Vocacional: um estudo sobre a influência das famílias na orientação dos adolescentes. São Paulo, SP: Edições Loyola, 2014. https://orcid.org/0000-0001-8005-0400
FLECK, Carolina Fleck; SILVA, Akila Miranda Pereira Buarque dos Montes; MACHADO, Michelle Castanho. A influência da família na escolha da carreira: uma análise do genoprofissiograma de docentes da Unipampa. Revista Electrónica de Investigación y Docencia (REID), 23, Enero, 2020, 25-45.
HALL, Calvin. S.; LINDZEY, Gardner. Teorias da personalidade. 18. ed. São Paulo: EPU, 1984.
OLIVEIRA, Clarissa Tochetto de. DIAS, Ana Cristina Garcia. Percepções parentais sobre sua participação no desenvolvimento profissional dos filhos universitários. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v.14, n.1, p.61-72,2013.
ROSA, Liane Serra da.; MACKEDANZ, Luiz Fernando. A Análise Temática como metodologia na pesquisa qualitativa em educação em ciências. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 16, e8574, 2001. DOI: https://dx.doi.org/10.7867/1809-0354202116e8574
SANTROCK, John. W. Adolescência. Tradução Sandra Mallmann da Rosa. 14. ed. Porto Alegre: AMGH, 2014.
SOUZA, Luciana Karine. de. Pesquisa com análise qualitativa de dados: conhecendo a Análise Temática. Arquivos Brasileiros de Psicologia; Rio de Janeiro, 71 (2): 51-67, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2019v71i2p.51-67
VAUTERO, Jaisso; TAVEIRA, Maria do Céu; SILVA, Ana Daniela. A Influência da Família na Tomada de Decisões de Carreira: Uma Revisão de Literatura. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v.21, n.1, p.17-28, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.26707/1984-7270/2020v21n103
WENDT, Naiane Carvalho; CREPALDI, Maria Aparecida A utilização do Genograma como Instrumento de Coleta de Dados na Pesquisa Qualitativa. Psicologia: Reflexão e Crítica, 21(2), 302-310. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-79722008000200016