SÍNDROME DE BURNOUT: UM ESTUDO EM RELAÇÃO AO TRABALHO FEMININO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Adriela Marchi Universidade Federal do Amazonas
  • Fabiana Soares Fernandes Leal Universidade Federal do Amazonas

Resumo

A síndrome de Burnout é definida como um fenômeno psicossocial que ocorre como uma resposta crônica aos estressores interpessoais ocorridos no ambiente de trabalho (MASLACH; LEITER, 2016). Nesse sentido, o objetivo desse trabalho foi “analisar os níveis da síndrome de Burnout em relação a força de trabalho feminina no ambiente universitário brasileiro”. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa transversal e exploratória, com tratamento quantitativo. Para a coleta de dados foi utilizado a Escala de Categorização do Burnout (ECB), desenvolvida e validada no Brasil por Tamayo e Tróccoli (2009), para identificar os casos e níveis da síndrome. A análise foi feita nos dados parciais coletados em uma pesquisa de doutorado, sendo considerado apenas as respondentes femininas que trabalham em universidades e institutos federais brasileiros. A escala ECB identificou altos índices de Burnout, no comparativo entre as instituições foi detectado níveis de aproximadamente 27% nas professoras e 23% nas técnicas administrativas nas universidades, já nos institutos federais os resultados encontrados foram ainda mais alarmantes em relação as docentes, pois 40% das professoras e 23% das técnicas administrativas possuem altos índices de Burnout. Em relação ao comparativo dos cargos observou-se que as docentes institutos apresentam maiores índices de Burnout que as docentes universitárias. Em relação as técnicas administrativas os índices são equiparados. Os resultados obtidos sugerem a continuidade da análise dos dados, bem como a aplicação de pesquisa longitudinal a fim de entender as relações e consequências do Burnout para as mulheres que trabalham no ambiente universitário.

Palavras-chave: Síndrome de Burnout. Trabalho feminino. Instituições de Ensino Superior. Universidades Federais. Institutos Federais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriela Marchi, Universidade Federal do Amazonas

Doutoranda em Ciências Sociais e Empresariais pela Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales (UCES), Buenos Aires - Argentina, Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI; Auditora da Universidade Federal do Amazonas.

Fabiana Soares Fernandes Leal, Universidade Federal do Amazonas

Doutora pelo Programa Doutoral em Psicologia da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal. Professora da Universidade Federal do Amazonas, Brasil nos cursos de graduação e Pós-graduação. 

Downloads

Publicado

2023-01-05