Ensino Médio Presencial com Mediação Tecnológica no município de Humaitá-AM
Abstract
RESUMO
No estado do Amazonas, a distância das comunidades ribeirinhas em relação aos centros urbanos impele dificuldades na implantação de políticas públicas a exemplo do acesso ao ensino escolar. O governo do Amazonas implantou em 2007 o Projeto Ensino Médio Presencial Mediado por Tecnologia (EMPMT) com o objetivo de atender a essa população utilizando as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC’s) para oferta do ensino médio nas escolas do campo. Este trabalho é resultado de um PIBIC desenvolvido entre 2021/2022. A motivação surgiu nas aulas da disciplina de educação do campo ao problematizar o uso da tecnologia nas escolas do campo, de acordo com as condições da região amazônica. Este trabalho tem como objetivo analisar, estudar, compreender e descrever como o projeto EMPMT está sendo desenvolvido nas escolas do campo do Município de Humaitá-Amazonas, sob a ótica dos(as) professores(as), e esboçar o perfil desses professores. A partir da pesquisa de campo utilizando da entrevista com os professores, os dados foram analisados com base na abordagem dialética, dentro da teoria crítica. Os resultados evidenciam a lógica mercadológica e a inobservância do Estado ao formular políticas públicas, como o projeto EMPMT, de forma paliativa, relativizando a real necessidade das localidades do interior por uma educação de qualidade, com profissionais do campo para atuar no ensino médio na escola do campo.
Palavras-chave: Ensino; Mediação; Tecnologia; Educação; Campo.
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