Movimentos Sociais, Assentamentos Agrários e Fundamentos da Educação do Campo
Resumo
Este trabalho é parte da pesquisa em desenvolvimento no curso de mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades pela Universidade Federal do Amazonas, que tem como abordagem principal o foco na Educação do Campo e assentamentos agrários, baseado em categorias de análise políticas públicas, campesinato e movimentos sociais. Embora a discussão aqui tratada contemple informações a respeito da modalidade de Educação do Campo e a formação de assentamentos agrários, torna-se importante enfatizar o papel e atuação dos movimentos sociais diante do atendimento das pautas engendradas nas duas políticas públicas. Para a constituição deste, utiliza-se de um apanhado histórico discorrendo sobre as primeiras formações e organizações sociais, assim como os conceitos e análises acerca da existência dos movimentos populares. Ao longo do texto, busca-se ainda discorrer sobre a relação existente entre elementos de análise que corroboram e influenciam o ensino do campo e a existência dos assentamentos agrários. Em relação à metodologia, este se fundamenta em uma pesquisa com abordagem qualitativa, tendo como método de análise o Materialismo Histórico Dialético, apresentando ainda, um caráter descritivo e explicativo de fatores condicionantes do processo histórico e político do campo de estudo, fundamentando a descrição concernente aos movimentos sociais e os sujeitos que destes fazem parte.
Palavras-chave: Políticas Públicas; Educação do Campo; Projetos de Assentamentos Agrários; Movimentos Populares; Resistência.
Downloads
Referências
ARROYO, Miguel Gonzalez. A educação básica e o movimento social no campo. Brasília, Articulação Nacional por uma Educação Básica do Campo, 1999, p.8-26.
ARROYO, Miguel. Gonzalez. Pedagogia do Oprimido. In: CALDART, Roseli Salete. (Org). Dicionário da Educação do Campo. 2ª ed. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.
BORSATTO, Paula Virgínia. “Maison Familiale Rurale” - Casa familiar Rural. Anais da 6ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão. Florianópolis-SC, maio de 2007.
BRASIL. Decreto n. 1946, de 28 de junho de 1996. Cria o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), e dá outras providências.
BRASIL. Decreto nº 7.352, de 4 de novembro de 2010. Disponível em: Decreto nº 7352 (planalto.gov.br) Decreto nº 7352 (planalto.gov.br) Acesso em: 24 out. 2021.
BRASIL, Ministério do Desenvolvimento Agrário. Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA): Assentamentos. Disponível em: https://antigo.incra.gov.br/pt/assentamentos.html. Acesso em: dez de 2021.
BRASIL, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Instrução normativa Incra nº 15, 30 de março de 2004.
BRASIL, Ministério do Desenvolvimento Agrário. Memória Incra 35 anos / Alberto Marques. Antônio Fernando Mattza. Antonio Francutti [et. al.]. Brasília: MDA: Incra, 2006.
CALDART, Roseli Salete. (Org). Dicionário da Educação do Campo. 2ª ed. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.
GONÇALVES, Eloísa Dias. A contribuição dos movimentos sociais para a efetivação da Educação do Campo: a experiência do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária. Educ. Soc., Campinas, v. 37, nº 135, p.371-389, abr-jun, 2016.
LEITE, Sérgio Pereira. Assentamento rural. In: CALDART, Roseli Salete. (Org). Dicionário da Educação do Campo. 2ª ed. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, p. 108-111, 2012.
LIRA, Débora Amélia N.; MELO, Amilka Dayane Dias. A educação brasileira no meio rural: recortes no tempo e no espaço. I Conferência Nacional de Políticas Públicas contra a Pobreza. Natal, 10 a 12 de novembro de 2010, p. 1-17. Disponível em: http://rbepold.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/1403/1377.
MOLINA, Mônica Castagna; SÁ, Lais Mourão. Escolas do Campo. In: CALDART, Roseli Salete. (Org). Dicionário da Educação do Campo. 2ª ed. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.
ROSSATO, Geovanio; PRAXEDES, Walter. Fundamentos da Educação do Campo: história, legislação, identidades camponesas e pedagogia. Edições Loyola, São Paulo, 2015.
SILVA, Viviane Vidal da; VETTORAZZI, Carlos Alberto; PADOVANI, Carlos Roberto. Assentamento rural e a dinâmica da paisagem. Anais XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto - SBSR, Curitiba-PR, 30 de abril a 05 de maio de 2011, p.7000-7006.
TOURNEAU, François Miguel Le; BURSZTYN, Marcel. Assentamentos rurais na Amazônia: contradições entre a política agrária e a política ambiental. Rev. Ambiente & Sociedade. Campinas, v. XVIII, n. 1, p. 111-130, Jan-Jun, 2010.